A Caixa Econômica Federal começa a liberar nesta terça-feira (18) a primeira parcela do Auxílio Brasil em 2022. O primeiro grupo a receber o dinheiro será dos beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) 1. O pagamento segue até o dia 31 de janeiro quando o governo federal terminará o depósito para as 17,5 milhões de famílias que serão beneficiadas neste mês.

A folha de pagamento do mês de janeiro já é considerada a maior da história dos programas de transferência de renda do país. Até então o recorde do Bolsa Família, programa antecessor, era de 14,6 milhões de famílias.

Com a inclusão de mais 3 milhões de beneficiários no final de 2021 o programa Auxílio Brasil vai pagar, pela primeira vez, um auxílio financeiro às famílias que estavam há meses na fila de espera do programa social.

O calendário completo de pagamento para esse ano foi liberado e já é possível consultar as datas de depósito até o final de 2022. Em especial, neste ano, o governo vai pagar o benefício extraordinário para as famílias inscritas no Auxílio Brasil. Trata-se de um valor complementar e variável para que cada família possa receber, no mínimo, R$ 400 por mês entre janeiro e dezembro deste ano.

Tabela de pagamento do Auxílio Brasil

A parcela do Auxílio Brasil será paga entre 18 e 31 de janeiro para 17,5 milhões de brasileiros. Para descobrir a data em que irá receber o beneficiário deve ficar atento ao dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) e conferir a data correspondente na tabela do Auxílio Brasil (veja abaixo).

Calendário do Auxílio Brasil 2022 - mês de janeiro
Número final do NIS Data de depósito
1 18 de janeiro
2 19 de janeiro
3 20 de janeiro
4 21 de janeiro
5 24 de janeiro
6 25 de janeiro
7 26 de janeiro
8 27 de janeiro
9 28 de janeiro
0 31 de janeiro

Como fazer o saque do Auxílio Brasil pelo Caixa Tem

Para sacar a parcela do Auxílio Brasil o beneficiário pode optar por diversas maneiras, seja via app do Caixa Tem, terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou agências da Caixa.

Para sacar o Auxílio Brasil no Caixa Tem o beneficiário deve abrir selecionar no app a opção "saque sem cartão" e depois clicar em "gerar código de saque". O código tem validade de uma hora e deve ser gerado novamente caso o beneficiário não realize o saque nesse período. Depois, siga o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
    Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  4. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  5. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.

O prazo para realizar o saque dos valores do Auxílio Brasil será de 120 dias após o depósito dos valores na conta contábil. Se não for sacado nesse período, o benefício será devolvido ao programa, conforme estabelecido pelo Ministério da Cidadania.

Outra forma de movimentar as parcelas do Auxílio Brasil é por meio de transferência via Pix. Confira no passo a passo abaixo como fazer:

  1. Na tela principal escolha a opção Pix;
  2. Escolha a opção Pagar;
  3. Na próxima tela, escolha se você quer fazer a transferência por chave pix ou QR code;
  4. Se escolher a opção Chave, informe qual o tipo você vai utilizar (telefone, CPF/CNPJ, e-mail ou chave aleatória);
  5. Informe o dado da chave e o valor que deseja transferir. A descrição do pagamento é opcional;
    Confira os dados preenchidos e selecione "Sim, digitar senha";
  6. Digite a senha do Caixa Tem e a transferência será concluída;
  7. Se você preferir o pagamento por QR Code, poderá optar pela leitura do código com a câmera do celular ou por colar o QR Code;
  8. Basta apontar a câmera para QR Code e inserir a senha do Caixa Tem para concluir o pagamento;

Saque do Auxílio Brasil sem cartão

Segundo dados da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), mais de 90% das novas famílias possui conta poupança digital e receberá o benefício pelo Caixa Tem. Contudo, outros 5% desse público não tem conta digital ou dados suficientes no Cadastro Único para abertura da conta digital de forma automática.

Nesses casos, caso a família não tenha recebido o Cartão do Auxílio Brasil até a data de sacar o benefício os valores poderão ser retirados de duas formas:

  1. Com algum cartão social que possua e que esteja ativo (Cartão Bolsa Família, Cartão Cidadão, etc.); ou
  2. Sem cartão com a senha Cidadão.

A família poderá sacar o Auxílio Brasil utilizando esses dois métodos em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento (ATM) e correspondentes Caixa Aqui.