A boa notícia da antecipação do Bolsa Família em 197 cidades brasileiras vai permitir que milhares de beneficiários tenham acesso ao dinheiro antes do previsto. Com a novidade, muitas pessoas estão querendo saber que horas o Bolsa Família antecipado é depositado no Caixa Tem.

Nesta rodada, mais de 21 milhões de famílias devem ser beneficiadas no programa - e por causa da facilidade, grande parte movimenta os valores pela poupança digital da Caixa.

Por conta do grande número de acessos o aplicativo Caixa Tem pode apresentar instabilidade e alguns erros de login. Caso encontre alguma dificuldade para acessar o Caixa Tem veja como resolver os erros mais comuns no app:

Que horas cai o Bolsa Família antecipado?

Vamos direto ao ponto principal: que horas o Bolsa Família cai na conta do Caixa Tem? A resposta para essa pergunta pode variar entre os beneficiários.

Algumas pessoas relatam que a partir das 3h da manhã já identificam os valores depositados na conta, enquanto outros inscritos começam a receber a notificação do Bolsa Família no Caixa Tem entre as 4h e 5h da madrugada.

A verdade é que não existe um horário definitivo para que todas as famílias recebem o benefício. Porém, segundo a Caixa, o pagamento é sempre realizado nas primeiras horas do dia, confirmando que o depósito inicia ainda na madrugada da data prevista. Assim, por volta das 09h o beneficiário já encontra o Bolsa Família na conta.

Quem recebe na segunda-feira pode sacar quando o Bolsa Família? Outra dúvida recorrente é se todos os beneficiários com pagamento agendado para segunda-feira recebem antes. E sim, caso o calendário indique que o seu Bolsa Família vai cair numa segunda o dinheiro estará disponível no sábado anterior.

Retroativo do Bolsa Família não caiu no Caixa Tem?

Vale lembrar ainda que para as famílias que estão sendo desbloqueadas já aparece na consulta o Bolsa Família de meses anteriores na situação LIBERADO.

Normalmente, após o pagamento de meses ser desbloqueado o dinheiro não cai no Caixa Tem. Como novidade, o governo informou que as famílias com parcelas desbloqueadas não precisam mais ir até uma agência para sacar os valores retroativos.

Segundo o MDS, o Bolsa Família retroativo será creditados automaticamente na conta bancária onde o beneficiário já recebe os repasses mensalmente. Os valores liberados podem ser consultados pelo aplicativo do Bolsa Família e Caixa Tem.

Quem vai receber o Bolsa Família antecipado?

A Caixa Econômica Federal confirmou o pagamento antecipado do Bolsa Família em cerca de 197 cidades do país que tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal em decorrência de algum desastre natural.

Fazem parte do grupo que terá o pagamento antecipado:

A lista completa das cidades contempladas pela antecipação pode ser conferida aqui. Para esses grupos, a parcela de Janeiro estará disponível no primeiro dia de pagamento (18/01), independente do final do NIS do beneficiário.

Calendário antecipado do Bolsa Família em janeiro
Calendário antecipado do Bolsa Família em janeiro

Como sacar o Bolsa Família pelo Caixa Tem

Os beneficiários que preferirem sacar o valor em espécie podem fazê-lo em lotéricas, agências da Caixa e correspondentes Caixa Aqui. Para efetuar o saque, é necessário estar com o celular onde o Caixa Tem está instalado e escolher a opção "Saque sem Cartão".

Em seguida, clique em "Gerar código de saque" e realize a retirada do dinheiro em até uma hora (o código gerado no aplicativo tem validade limitada).

Siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção "Gerar código para saque".
  2. O aplicativo informará que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de prosseguir, pois o código gerado tem validade de uma hora. Caso o saque não seja concluído dentro desse prazo, será necessário reiniciar o processo.
  3. Se você estiver no local de saque, clique na opção "Gerar Código".
  4. O código autorizador de saque será gerado e deverá ser digitado no caixa eletrônico no momento da operação.
  5. No visor do caixa eletrônico, selecione a opção "Saque Sem Cartão" e insira o número do CPF do beneficiário. Em seguida, clique em "Continuar".
  6. O caixa eletrônico solicitará o código de seis números gerado no aplicativo. Digite-o e clique em "Continuar" para sacar o dinheiro.