A nova rodada de pagamento do Bolsa Família em novembro ainda nem começou, mas já trouxe uma ótima notícia para os beneficiários. As famílias que estavam com o benefício bloqueado nos meses anteriores já começaram a ser desbloqueadas em novembro.

Os inscritos que fazem parte de famílias unipessoais que foram convocados para o processo de averiguação cadastral e atualizaram seus dados dentro do prazo já podem sacar as parcelas retroativas do Bolsa Família.

A partir do dia 10 de outubro a Caixa começou a atualizar os canais de consulta do programa e quem estava bloqueado em setembro percebeu que a situação mudou e o benefício consta agora como LIBERADO.

Além dos unipessoais, outro grupo teve o Bolsa Família bloqueado por um mês devido ao descumprimento das condicionalidades do programa, seja na parte da frequência escolar, no calendário de vacinação ou no acompanhamento da saúde das gestantes.

Como saber se o Bolsa Família foi desbloqueado?

Inicialmente, estão sendo desbloqueados aqueles que corrigiram as pendências no cadastro até o dia 13 de outubro, prazo estipulado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para que as famílias unipessoais agendassem atendimento em um CRAS.

Quem perdeu esse prazo ainda pode procurar um CRAS para atualizar o cadastro e, se não houver novas pendências, receber o Bolsa Família na próxima folha de pagamento.

Para descobrir se teve o Bolsa Família desbloqueado em novembro é muito simples: basta acessar o aplicativo do Bolsa Família, o app Caixa Tem ou o Portal Cidadão da Caixa e verificar se as parcelas anteriores estão com status LIBERADO.

Bolsa Família tem parcelas retroativas liberadas
Bolsa Família tem parcelas retroativas liberadas

Como sacar o Bolsa Família retroativo?

Em alguns casos, é possível que a consulta mostre o pagamento liberado, mas as parcelas retroativas do Bolsa Família não caíram no Caixa Tem. Por isso, a recomendação é que o beneficiário que teve alguma parcela anterior desbloqueada realize o saque na agência da Caixa ou lotérica utilizando:

  • Cartão amarelo do Bolsa Família;
  • Cartão Cidadão; ou
  • Documento de identificação com foto.

Importante: alguns beneficiários relataram que não foi possível sacar o dinheiro com o cartão verde e amarelo do Auxílio Brasil. Nesse caso, procure orientação na agência da Caixa.

700 mil parcelas desbloqueadas em outubro - o MDS informou o início dos pagamentos do Bolsa Família e anunciou que 700 mil parcelas retroativas foram liberadas na folha de Outubro.

Segundo o ministério, o valor retroativo está disponível para consulta no aplicativo Bolsa Família e Caixa Tem e o saque não precisa ser feito nas agências, pois o dinheiro será creditado automaticamente na conta bancária onde o beneficiário recebe os valores mensalmente.

O saque das parcelas retroativas pode ser feito antes da data de pagamento do mês de outubro. Já a parcela do mês vigente será liberada conforme as datas do calendário oficial.

Tabela do Bolsa Família em novembro

A parcela de novembro do Bolsa Família começa a ser liberada para NIS 1 a partir da sexta-feira, 17/11. Veja as datas completas:

Final do NIS Data de depósito
1 17/11
2 20/11
3 21/11
4 22/11
5 23/11
6 24/11
7 27/11
8 28/11
9 29/11
0 30/11