A Caixa Econômica Federal conclui nesta quinta (28) os depósitos da parcela de Março do Bolsa Família. A nova rodada contemplou 20,8 milhões de famílias, pagando a parcela média de R$ 679, o adicional de R$ 150 para crianças de 0 a 6 anos e o benefício extra de R$ 50 para bebês de até sete meses, gestantes e jovens de 7 a 18 anos incompletos.

Após a atualização do aplicativo Bolsa Família, algumas pessoas encontaram a mensagem de Benefício Bloqueado para crédito em conta ao fazer a consulta no aplicativo Caixa Tem.

Com a recente onda de bloqueios, o aviso deixou milhares de pessoas preocupadas se poderão sacar o benefício. Por isso, vamos explicar nesse post o que significa a mensagem.

Bolsa Família bloqueado na conta, o que significa?

A mensagem "benefício bloqueado para crédito do benefício em conta" comunica que o benefício estará bloqueado até a data definida em calendário para o saque do Bolsa Família.

O aviso é exibido no Caixa Tem alguns dias antes do pagamento cair na conta. Contudo, se você recebeu essa mensagem pode ficar tranquilo que o dinheiro estará disponível na data prevista em calendário.

Bolsa Família bloqueado para crédito em conta, o que significa?
Bolsa Família bloqueado para crédito em conta, o que significa?

Assim, o beneficiário deve ficar atento ao calendário de pagamento porque o aplicativo Caixa Tem pode estar mostrando a parcela disponível, mas a retirada do dinheiro só será liberada quando chegar a data definida no cronograma.

Por exemplo, para os beneficiários NIS final 9 o dinheiro só poderá ser sacado na quarta-feira de 27 de março, mesmo que o aplicativo já esteja indicando que a parcela está depositada na conta.

Como liberar o acesso do Caixa Tem bloqueado

Outro erro comum quando começa uma nova rodada de pagamentos do Bolsa Família é o bloqueio do Caixa Tem.

Existem alguns casos em que o app pode ser bloqueado, como suspeita de fraude no acesso da conta ou em alguns casos porque o usuário do Caixa Tem trocou de número (chip) ou de aparelho celular e teve dificuldade em acessar novamente a conta digital.

Para resolver esse problema a Caixa orienta que o usuário compareça a uma agência com CPF e documento oficial com foto.
Tanto o procedimento para trocar o número de telefone no Caixa quanto para alterar o e-mail usado no aplicativo devem ser realizados nas agência para evitar que a conta seja bloqueada por tentativa de fraude.

Nos casos mais simples o beneficiário consegue fazer o desbloqueio do Caixa Tem nas casas lotéricas que são autorizadas para realizar esse tipo de atendimento.

Tanto nas agências como nas lotéricas o beneficiário deve comparecer com documento pessoal com foto (RG ou CNH, por exemplo) e o celular no qual está instalado o aplicativo Caixa Tem.