O mês de março está chegando ao fim, e junto com ele, o calendário do Bolsa Família. No entanto, uma notícia preocupante surgiu: mais de 1 milhão de famílias tiveram seus benefícios bloqueados, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Esses bloqueios podem causar diversos transtornos, como a impossibilidade de sacar o benefício até que a situação cadastral seja regularizada. Em casos mais graves, o benefício pode ser cancelado se não houver esclarecimento ou regularização dentro de seis meses.

Motivos de bloqueio do Bolsa Família

As principais razões para os bloqueios incluem falta de atualização cadastral, pendências no CPF dos membros da família, indícios de falecimento e não cumprimento das condicionalidades de saúde e educação.

Em fevereiro, 338 mil famílias tiveram seus benefícios cancelados devido a problemas no cadastro ou por atingirem o limite de 24 meses na Regra de Proteção.

Para retomar o benefício, é necessário solicitar a reversão do cancelamento e regularizar a situação que causou a suspensão do cadastro do CadÚnico (Cadastro Único).

Parcelas retroativas do Bolsa Família cancelado

Uma dúvida comum entre os beneficiários é se poderão receber as parcelas atrasadas após o desbloqueio. A resposta é sim: uma vez regularizada a situação, a família terá direito ao saque dos valores retroativos.

Desta forma, é necessário que o titular do benefício procure o CRAS (Centro de de Referência de Assistência Social) mais próximo para verificar qual o motivo do seu bloqueio e quais os documentos necessários para reverter a situação.

É possível acompanhar o desbloqueio do benefício através do aplicativo do Bolsa Família, app Caixa Tem ou Portal Cidadão da Caixa, verificando se as parcelas anteriores estão marcadas como "Liberado".

Os beneficiários cujos benefícios serão desbloqueados em abril terão uma vantagem adicional, pois poderão sacar as parcelas atrasadas diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal e nas Lotéricas.

O Ministério do Desenvolvimento Social assegura que os valores retroativos estarão disponíveis no Caixa Tem, sendo creditados automaticamente na conta bancária onde o beneficiário recebe mensalmente.

Calendário Bolsa Família

Confira o calendário de pagamento do Bolsa Família para abril:

  • NIS terminado em 1: 17 de abril;
  • NIS terminado em 2: 18 de abril;
  • NIS terminado em 3: 19 de abril;
  • NIS terminado em 4: 22 de abril;
  • NIS terminado em 5: 23 de abril;
  • NIS terminado em 6: 24 de abril;
  • NIS terminado em 7: 25 de abril;
  • NIS terminado em 8: 26 de abril;
  • NIS terminado em 9: 29 de abril;
  • NIS terminado em 0: 30 de abril.