O calendário do Bolsa Família em Abril começará em breve e na última rodada o número de famílias com pagamento bloqueado surpreendeu: 1 milhão de pessoas tiveram o benefício bloqueado em março, segundo dados do MDS.

O bloqueio do pagamento pode gerar diversos transtornos, como a restrição do saque do benefício até que seja regularizada a situação do cadastro.

Em casos mais extremos, a família pode ter o benefício cancelado se não esclarecer ou regularizar a situação no prazo de até seis meses.

Segundo o MDS, os motivos que levaram ao bloqueio de 1 milhão famílias em março foram:

  • Famílias que não regularizaram seus cadastros até o prazo estipulado no Processo de Averiguação Cadastral 2024;
  • Famílias que possuem em sua composição familiar alguma pessoa com pendência no CPF na Receita Federal, conforme identificado no CadÚnico;
  • Famílias que possuem em sua composição familiar alguma pessoa com pendência por indício de falecimento, conforme identificado no CadÚnico;
  • Famílias em descumprimento de condicionalidades nas áreas de saúde e educação.
Bolsa Família bloqueado em janeiro. Foto: Ache Concursos
Bolsa Família bloqueado recebe atrasado? Foto: Ache Concursos

Bolsa Família cancelado - um grupo de 338 mil famílias tiveram o benefício cancelado em fevereiro por falta de regularização do cadastro no prazo ou então porque alcançaram o prazo limite de 24 meses dentro da Regra de Proteção.

Para voltar a receber, a família deve solicitar a reversão do cancelamento e regularizar a situação que gerou o impedimento do cadastro.

Bolsa Família bloqueado recebe atrasado?

Uma dúvida comum entre os beneficiários é se poderão sacar as parcelas atrasadas após o desbloqueio do Bolsa Família.

A resposta para essa dúvida é sim, a família poderá sacar os valores retroativos depois de regularizar a situação do seu cadastro.

Assim, caso o responsável familiar corrija as pendências do Bolsa Família dentro do prazo estipulado e, após análise do MDS, o beneficiário for considerado apto novamente para receber ele poderá sacar as parcelas retroativas ao tempo em que esteve bloqueado.

Como saber se meu Bolsa Família foi desbloqueado? Após a atualização do cadastro, o beneficiário deve acompanhar pelo aplicativo do Bolsa Família, app Caixa Tem ou o Portal Cidadão da Caixa e verificar se as parcelas anteriores estão com status LIBERADO.

Desbloqueio do Bolsa Família em Abril

A boa notícia é que as famílias que atualizaram seus cadastros até o dia 15 de março terão seus benefícios desbloqueados nos próximos dias.

A consulta já pode ser feita pelo Whatsapp do Bolsa Família e demais canais do programa. Os dados foram atualizados no aplicativo a partir de 09/04.

Os beneficiários que tiverem o Bolsa Família desbloqueado em abril poderão sacar as parcelas atrasadas, referentes aos meses de bloqueio, nas agências da Caixa e lotéricas. Veja mais detalhes:

Como receber as parcelas atrasadas?

O MDS assegura que os valores retroativos do Bolsa Família estarão disponíveis no Caixa Tem, com o dinheiro creditado automaticamente na conta bancária onde o beneficiário recebe os valores mensalmente.

Em alguns casos, é possível que a consulta mostre o pagamento liberado, mas as parcelas retroativas do Bolsa Família não foram depositadas no Caixa Tem.

A recomendação é que o beneficiário que teve alguma parcela anterior desbloqueada realize o saque na agência da Caixa ou lotérica utilizando:

  • Cartão amarelo do Bolsa Família;
  • Cartão Cidadão; ou
  • Documento de identificação com foto.

Importante: alguns beneficiários relataram que não foi possível sacar o dinheiro com o cartão verde e amarelo do Auxílio Brasil. Nesse caso, procure orientação na agência da Caixa.