A nova rodada de pagamento do Bolsa Família promete a liberação de parcelas atrasadas para os grupos que estavam há alguns meses sem receber. As famílias unipessoais que atualizaram seu cadastro terão, agora em Abril, o Bolsa Família desbloqueado.

O MDS não liberou ainda a consulta às parcelas bloqueadas, visto que a folha de pagamento do mês 04 ainda não foi processada.

A previsão é de que o valor do Bolsa Família em abril esteja disponível para consultar a partir do dia 08/04.

Como saber se meu Bolsa Família foi desbloqueado? Bom, já podemos antecipar que as famílias unipessoais que atualizaram o cadastro até o dia 15 de março e resolveram todas as pendências voltarão a receber o Bolsa Família e suas parcelas retroativas.

Bolsa Família foi bloqueado para 1 milhão

A revisão cadastral do Cadúnico levou ao bloqueio do pagamento de 1 milhão de famílias em março.

Os dados, divulgados pelo MDS, indicam que outras 338 mil foram canceladas do programa, além de 58 mil benefícios suspensos por descumprir as condicionalidades.

Quanto ao bloqueio do Bolsa Família, os principais motivos foram: a falta de regularização do cadastro dentro do prazo; pendências no CPF de algum integrante da família; pendência por indício de falecimento; e descumprimento das condicionalidades.

O responsável ou integrante que está irregular terá até o dia 12 de abril para resolver as pendências e voltar a receber o Bolsa Família na folha de Maio. O desbloqueio é automático após a retirada da pendência.

Como saber se meu Bolsa Família foi desbloqueado?

Após realizar a regularização do cadastro, as famílias devem aguardar a nova atualização da base de dados do MDS para saber qual é a situação do seu benefício.

A atualização do aplicativo Bolsa Família e Portal Cidadão Caixa está prevista a partir de 09 de abril.

Porém, para quem não quer esperar até essa data, é possível fazer a consulta pelo Whatsapp do Bolsa Família.

Pelo canal, o beneficiário fala diretamente com os operadores do MDS, ou seja, não precisa aguardar até a atualização dos canais de consulta, que é feita pela Caixa.

Mas, cuidados com os golpes! O número oficial do Whatsapp do Bolsa Família (Disque Social 121) é o +55 61 4042-1552.

Whatsapp Bolsa Família libera consulta de abril. Imagem: Canal do Jefinho
Whatsapp Bolsa Família libera consulta de abril. Imagem: Canal do Jefinho

Quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família? O prazo para desbloqueio do benefício gira em torno de 30 dias após a regularização. Em caso de cancelamento, pode levar até 90 dias para que a situação do Bolsa Família volte ao normal.

Bolsa Família: Como receber as parcelas bloqueadas?

Depois de resolver as pendências do seu cadastro, o status do Bolsa Família das parcelas anteriores bloqueadas aparecerá como LIBERADO.

A partir disso, o beneficiário poderá sacar as parcelas anteriores em uma agência da Caixa, sem precisar aguardar o novo calendário de pagamento.

De acordo com o MDS, as parcelas atrasadas do Bolsa Família também estarão disponíveis no Caixa Tem, com o dinheiro creditado automaticamente na conta bancária onde o beneficiário recebe os valores mensalmente.

Porém, nesse caso o dinheiro pode demorar um pouco mais para ser liberado, tornando mais rápido o recebimento pelo canais presenciais.

A recomendação é que o beneficiário que teve alguma parcela anterior desbloqueada realize o saque na agência da Caixa ou lotérica utilizando:

  • Cartão do Bolsa Família;
  • Cartão Cidadão; ou
  • Documento de identificação com foto.