Os golpes envolvendo os beneficiários do Bolsa Família estão cada vez mais comuns. A modernização dos canais de consulta e de recebimento também trazem situações de risco, já que as famílias devem estar muito atentas para não cair em fraudes.

As tentativas de contato são diversas e podem ocorrer via mensagem SMS, por ligação telefônica ou por conversa no Whatsapp.

Os golpistas utilizam fotos de órgãos e programas sociais e alegam estar entrando em contato em nome da Caixa, do CRAS e do Ministério do Desenvolvimento Social.

Governo alerta para golpe do Bolsa Família

Diante da situação, o MDS emitiu um alerta para as famílias sobre as tentativas de golpe que envolvem a inscrição e atualização do Cadastro Único e, por consequência, do Bolsa Família.

O ministério reforça que nenhum órgão do Governo envia links para atualização cadastral e que tanto a inscrição como a atualização do Cadúnico são feitas exclusivamente de forma presencial nos municípios.

Por isso, fique atento e desconfie de contatos informando que, caso o cidadão não atualize o cadastro do Cadúnico/Bolsa Família pela internet, corre o risco de perder o benefício.

Golpe da atualização cadastral rouba dados de beneficiários do Bolsa Família.
Golpe da atualização cadastral rouba dados de beneficiários do Bolsa Família.

Consulta do Bolsa Família: quais são os canais oficiais?

É importante ressaltar aos beneficiários que a consulta pelos canais oficiais do MDS e da Caixa não oferecem riscos ao cidadão.

Assim, sempre que tiver dúvidas relacionadas ao programa, utilize os seguintes canais:

Atualização Caixa Tem

Em alguns casos, para acessar a conta digital o Caixa Tem solicita a atualização cadastral. O procedimento solicita apenas a confirmação de alguns dados e deve ser feito exclusivamente dentro do aplicativo Caixa Tem.

O que fazer se o seu dinheiro for roubado no Caixa Tem?

Caso o beneficiário tenha clicado em algum link malicioso e informado dados pessoais e bancários, é necessário procurar uma agência da Caixa o mais breve possível.

Quando ocorre o saque do Bolsa Família por outra pessoa, antes mesmo do titular movimentar os valores da conta, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia.

Após registrar o B.O., o beneficiário poderá ir até uma agência da Caixa e tentar realizar uma contestação da transação para conseguir reaver os valores roubados e trocar os dados de acesso da conta.

"Em situações de risco entre em contato com sua agência ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101, informando o maior número possível de dados, para que as devidas providências sejam tomadas", orienta o banco.