Com o calendário de março em andamento, o Bolsa Família está pagando 20,8 milhões de famílias nesta rodada. O número é inferior ao público do mês passado, quando 21,06 milhões foram aprovadas para receber.

Parte dessa redução se deve à revisão dos cadastros do Bolsa Família, ação do MDS que vem bloqueando benefícios, cancelando o pagamento e suspendendo o depósito para quem não cumpre as condicionalidades.

Em março, são pelo menos 1,3 milhão de famílias afetadas por algumas restrição:

  • 1 milhão estão com o Bolsa Família bloqueado;
  • 338 mil estão com o pagamento cancelado; e
  • 58 mil estão com benefício suspenso por falta escolar.

Bolsa Família bloqueado em Março

Com cerca de 1 milhão de pessoas bloqueadas em março, novos beneficiários estão recebendo o aviso no aplicativo após a extração de dados do Cadúnico feita pela Caixa no último final de semana.

Assim, algumas famílias que estavam com o pagamento liberado tiveram o benefício bloqueado neste início de semana. O contrário também está acontecendo: quem estava bloqueado conferiu no aplicativo que o pagamento está liberado.

Desbloqueio de unipessoais - outra boa notícia é que as famílias unipessoais que atualizaram seus dados até o dia 15 de março começaram a ser desbloqueadas.

O saque das parcelas retroativas estará disponível na folha de Abril, veja detalhes:

Segundo o MDS, os motivos que levaram ao bloqueio de 1 milhão famílias em março foram:

  • Famílias que não regularizaram seus cadastros até o prazo estipulado no Processo de Averiguação Cadastral 2024;
  • Famílias que possuem em sua composição familiar alguma pessoa com pendência no CPF na Receita Federal, conforme identificado no CadÚnico;
  • Famílias que possuem em sua composição familiar alguma pessoa com pendência por indício de falecimento, conforme identificado no CadÚnico;
  • Famílias em descumprimento de condicionalidades nas áreas de saúde e educação.

Meu Bolsa Família foi bloqueado, o que fazer?

De acordo com o MDS, a família que teve o benefício bloqueado continua no programa por até 6 meses, mas não consegue sacar até que a situação seja regularizada.

Após a regularização das pendências o benefício é desbloqueado, assim como as parcelas anteriormente bloqueadas.

Caso não corrija as informações ou regularize a situação do cadastro dentro dos seis meses, o benefício da família será CANCELADO.

Bolsa Família bloqueado recebe atrasado?

A resposta para essa dúvida é sim, a família poderá sacar os valores retroativos depois de regularizar a situação do seu cadastro.

Assim, caso o responsável familiar corrija as pendências do Bolsa Família dentro do prazo estipulado e, após análise do MDS, o beneficiário for considerado apto novamente para receber ele poderá sacar as parcelas retroativas ao tempo em que esteve bloqueado.

Como saber se meu Bolsa Família foi desbloqueado? Após a atualização do cadastro, o beneficiário deve acompanhar pelo aplicativo do Bolsa Família, app Caixa Tem ou o Portal Cidadão da Caixa e verificar se as parcelas anteriores estão com status LIBERADO.

Segundo o MDS, os valores retroativos do Bolsa Família estarão disponíveis no Caixa Tem, com o dinheiro creditado automaticamente na conta bancária onde o beneficiário recebe os valores mensalmente.

A recomendação é que o beneficiário que teve alguma parcela anterior desbloqueada realize o saque na agência da Caixa ou lotérica utilizando:

  • Cartão do Bolsa Família;
  • Cartão Auxílio Brasil;
  • Cartão Cidadão; ou
  • Documento de identificação com foto.