Uma nova rodada do Bolsa Família iniciou na quarta-feira, 18, e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informou novos detalhes sobre os pagamentos referentes a outubro.

Neste mês, 21,45 milhões de famílias serão beneficiadas com o valor médio de R$ 688,97 - para quem está na Regra de Proteção (1,97 milhão de famílias) a parcela média será de R$ 374,80.

Novos aprovados e cancelamentos - com a renovação da folha de pagamento, o Bolsa Família em outubro teve 297,4 mil famílias canceladas após a atualização dos dados do Cadúnico e quase 241,7 mil novas famílias incluídas no programa. De março até outubro, o programa registrou 2,39 milhões novos aprovados.

Saiba como receber o retroativo do Bolsa Família desbloqueado
Saiba como receber o retroativo do Bolsa Família desbloqueado

Parcelas retroativas liberadas

Outra novidade dessa rodada de pagamentos foi a liberação de 700 mil parcelas retroativas para quem estava com o Bolsa Família bloqueado em meses anteriores. Como noticiamos aqui no Ache, o desbloqueio do benefício começou a ser identificado após a atualização do aplicativo de consulta.

Com a parcela em situação liberada no app, muitas famílias ainda ficam em dúvida sobre como receber esses valores atrasados. O Bolsa Família retroativo cai no Caixa Tem? Devo ir até uma agência para sacar o dinheiro? Com qual cartão posso receber? Essas são algumas dúvidas mais frequentes - e nós vamos explicá-las.

Parcela retroativa do Bolsa Família cai no Caixa Tem? Em meses anteriores, os beneficiários desbloqueados não identificavam o pagamento do retroativo na sua conta do Caixa Tem, por isso era necessário ir até uma agência com o cartão ou um documento para fazer o saque.

Agora, em outubro, o governo informou que isso não será mais necessário. As parcelas desbloqueadas serão depositadas automaticamente na conta bancária onde o beneficiário recebe os repasses mensalmente.

Posso continuar sacando em agências ou lotéricas? Sim, caso prefira o beneficiário pode ir até um desses locais para retirar o dinheiro. O saque pode ser feito com o cartão amarelo do Bolsa Família, Cartão Cidadão ou documento de identificação com foto.

Como saber se meu Bolsa Família foi desbloqueado?

Os valores retroativos que estão sendo liberados em outubro são referentes aos meses em que a família permaneceu bloqueada por causa de alguma pendência no seu cadastro - seja falta de atualização, descumprimento de condicionalidades, entre outros motivos.

Para descobrir se você tem parcelas retroativas a receber basta acessar o aplicativo do Bolsa Família ou Caixa Tem e consultar a situação do benefício de meses anteriores. Caso apareça como LIBERADO, o beneficiário poderá fazer o saque.

Beneficiários do Bolsa Família podem receber valores retroativos em outubro
Beneficiários do Bolsa Família podem receber valores retroativos em outubro

Quem tem direito ao Bolsa Família retroativo?

Vale mencionar ainda que o desbloqueio do Bolsa Família ocorre dentro de prazos definidos. Para receber na folha de Outubro, a família precisava resolver as pendências até 15 de setembro.

Quem fez a atualização dos dados após esse prazo e até 13 de outubro (novo prazo definido pelo MDS) poderá receber na folha de Novembro. Já quem teve o Bolsa Família bloqueado neste mês poderá atualizar seus dados até 10 de novembro.

Calendário do Bolsa Família: datas atualizadas de outubro
Calendário do Bolsa Família: datas atualizadas de outubro