Começa na próxima sexta-feira, dia 17, o pagamento da nova parcela do Bolsa Família para mais de 21 milhões de beneficiários. Como já é habitual, os primeiros dias da rodada de depósitos são marcados por muitas dúvidas e aumenta a procura das famílias para saber qual valor irão receber, se tiveram o benefício bloqueado ou cancelado ou se terão direito ao Bolsa Família antecipado.

Com isso, as plataformas de consulta podem apresentar períodos de instabilidade em diversas partes do dia, causando falhas como erro ao localizar conta e consulta aos dados não disponível no Caixa Tem.

Por esse motivo, é bom ter alternativas para fazer a consulta ao Bolsa Família sem depender dos aplicativos que podem demorar um certo tempo para normalizar o acesso. Confira neste post quais são os números que você pode ligar para consultar o seu benefício.

Números para ligar no Bolsa Família

Telefone 121 do MDS

O canal do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e a ligação é gratuita. A consulta pode ser feita ligando para o número 121 de celular ou telefone fixo. Nos finais de semanas do calendário de pagamento do PBF e feriados, das 10:00 às 16:00.

Central Caixa 111

O atendimento eletrônico no número 111 é destinado ao público do Bolsa Família, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Caixa Cidadão

Outro canal de atendimento da Caixa é pelo número 0800 726 0207. O serviço é voltado para dúvidas sobre abono salarial (Pis), benefícios sociais, FGTS e Cartão Social. O atendimento humano funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h, e o eletrônico funciona 24h por dia.

Calendário do Bolsa Família em Novembro

Final do NIS Data de depósito
NIS 1 17 de novembro
NIS 2 20 de novembro (antecipa no dia 18)
NIS 3 21 de novembro
NIS 4 22 de novembro
NIS 5 23 de novembro
NIS 6 24 de novembro
NIS 7 27 de novembro (antecipa no dia 25)
NIS 8 28 de novembro
NIS 9 29 de novembro
NIS 0 30 de novembro

Consulta do Bolsa Família pelo CPF

Além dos canais acima, seguem disponíveis os aplicativos por onde o beneficiário pode consultar o Bolsa Família pelo CPF. As plataformas trazem dados sobre valores, calendário de pagamento e situação do benefício - se está liberado, bloqueado ou cancelado. Saiba quais são:

Como saber se o Bolsa Família foi cancelado?

Nos últimos meses, milhares de famílias tiveram o benefício cancelado após atualização da renda. Quando os ganhos da família ultrapassam o limite do programa (até R$ 218 por pessoa), o grupo passa a fazer parte da Regra de Proteção ou, caso o aumento seja significativo, deixa de fazer parte do programa imediatamente.

No mês de agosto, o MDS informou que 99,7 mil famílias tiveram o benefício cancelado. Esse grupo ainda pode recorrer à reversão do cancelamento para voltar a receber o Bolsa Família - saiba como fazer:

Mas como saber se meu benefício foi cancelado? A família recebe um aviso do governo federal nos principais canais de consulta: o aplicativo Caixa Tem e o Portal Cidadão, além de uma mensagem no extrato físico. Veja um exemplo abaixo.

Mensagem do Bolsa Família cancelado
Mensagem do Bolsa Família cancelado