Criado no ano passado, o aplicativo Caixa Tem logo se popularizou no país por causa do pagamento do Auxílio Emergencial. O app foi usado pela Caixa Econômica Federal para creditar as 9 parcelas do benefício aos inscritos no CadÚnico e aos informais, microempreendedores individuais (MEIs), desempregados e demais brasileiros que foram considerados elegíveis para receber. Mesmo após o fim do Auxílio Emergencial, o Caixa Tem ainda vai seguir como ferramenta para o pagamento de benefícios sociais do governo federal.

No final do ano passado, em apresentação dos resultados do banco, a Caixa Econômica Federal informou que somente em 2020 foram 627,9 milhões de pagamentos referentes à benefícios emergenciais, como Auxílio Emergencial, BEm, Pis/Pasep e Saque Emergencial do FGTS. O aplicativo também deve ser utilizado para pagar as novas parcelas do Auxílio em 2021 que estão sendo aprovadas no Congresso Nacional.

As transações pelo app totalizam R$ 363,9 bilhões em recursos movimentados pela Caixa. Com a transição de outros benefícios sociais para o Caixa Tem o banco atingiu a marca de 105 milhões de contas digitais, sendo 65 milhões herdadas somente dos pagamentos do Auxílio Emergencial. Agora, o governo possui em sua base de dados milhões de pessoas consideradas "invisíveis" até então, o que facilitar o ingresso em benefícios sociais e também o pagamento destes.

Como baixar o Caixa Tem

Para baixar o aplicativo Caixa Tem, o usuário deve ter uma conta na Google Play Store, caso seja um aparelho Android; ou na Apple Store, se for sistema iOS. Veja como acessar o link para download:

Tela Inicial do Caixa Tem para cadastro - Fonte: Divulgação
Tela Inicial do Caixa Tem para cadastro - Fonte: Divulgação

Serviços que o Caixa Tem oferece

Além de receber o crédito de benefícios, o app Caixa Tem permite que o usuário faça uso de uma série de serviços dentro da própria ferramenta, são eles:

  1. Utilização do Cartão de Débito Virtual para compras pela internet;
  2. Compras em lojas físicas por meio de QR Code (pagamento na maquininha);
  3. Transferir o dinheiro para outras contas bancárias sem taxa;
  4. Pagamento de boletos e contas domésticas como água, luz e telefone;
  5. Consultar saldo e extrato da conta;
  6. Pagamento ou transferência instantânea por meio do Pix;
  7. Saque sem cartão utilizando código no caixa eletrônico;
  8. Recarga de celular com saldo da conta;
  9. Pagamento de contas em lotéricas sem necessidade de cartão;
  10. Seguro apoio família por R$ 30 ao ano.

A Caixa disponibilizou diversos tutoriais para ensinar aos novos clientes como utilizar todos os serviços do app Caixa Tem. Os vídeos estão disponíveis no canal oficial do banco, no Youtube. Veja aqui.

Benefícios sociais no Caixa Tem

Em outubro do ano passado, o governo federal sancionou a Lei nº 14.075 que permite o pagamento de diversos benefícios por meio da conta poupança digital no Caixa Tem. Com a oficialização, fica permitida a abertura de contas digitais sem necessidade de apresentação de documentos dos titulares e a possibilidade de, a qualquer momento, ser convertida em conta depósito ou de poupança, ou então encerrada pelo próprio beneficiário.

Dessa forma, ficou autorizado o pagamento de benefícios como o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), dos abonos salariais Pis/Pasep, dos saques de contas do FGTS e de outros benefícios sociais de responsabilidade da União, como o Bolsa Família, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, com exceção dos benefícios previdenciários. Ainda no final do ano passado, a Caixa Econômica Federal anunciou a migração de alguns destes benefícios para o Caixa Tem, são eles:

Bolsa Família - O banco anunciou em dezembro do ano passado a migração do pagamento do Bolsa Família para o Caixa Tem nos casos em que o beneficiário não possua nenhum tipo de conta bancária. Segundo a Caixa, cerca de 9 milhões de inscritos no programa social poderão optar nos próximos meses por sacar o benefício com o cartão do Bolsa Família ou então movimentar o valor pelo aplicativo Caixa Tem. A transição será feita de forma escalonada até março de 2021, separando os grupos de acordo com o dígito final do NIS. Veja como vai funcionar:

Abono salarial Pis/Pasep - Outro benefício que deve ter o pagamento de parte dos beneficiários transferido para o Caixa Tem é o abono salarial Pis. Pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores que trabalharam por, pelo menos, 30 dias no ano-base de referência. O calendário do Pis/Pasep que se encerrou no mês passado (fevereiro) é referente ao ano de 2019. O crédito do Pis no Caixa Tem iniciou já em 15 de dezembro, quando o benefício foi pago aos anviersariantes do mesmo mês. O grupo que vai receber na conta poupança digital é composto pelos trabalhadores que não possuem nenhum tipo de conta corrente ou poupança no banco. Também já receberam no app, em 08 de dezembro, os nascidos entre julho e novembro que ainda não haviam feito o saque do benefício.

Auxílio Emergencial - Mesmo após o fim dos créditos do Auxílio Emergencial em dezembro, os milhões de beneficiários continuaram acessando o aplicativo para movimentar o dinheiro até que chegasse a data para saque prevista no calendário do Auxílio. A ferramenta continuou sendo usada também para o pagamento de um novo lote de aprovados que foi divulgado pelo governo no dia 10 de fevereiro.

Saque emergencial FGTS - O governo federal autorizou no ano passado a liberação de um saque emergencial do FGTS para os trabalhadores com saldo em contas ativas e inativas. Para 2021, a equipe econômica já planeja uma nova rodada de saques do FGTS para ajudar na recuperação da economia. A informação ainda não foi confirmada, mas já faz parte do cardápio de medidas do governo. O pagamento do saque FGTS também é feito pelo app, de acordo com calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal.

Conta poupança digital

Para o público que recebe algum benefício social do governo e que não possui conta bancária aberta em seu nome a criação da conta poupança digital no Caixa Tem é feita de forma automática pelo banco.

É importante lembrar que a conta poupança digital conta com algumas restrições relacionadas aos limites de transferências, que é de R$ 600 por transação e de R$ 1.200 por dia, e também de limite de saldo e movimentação máxima mensal, que é de R$ 5.000,00. A conta poupança digital oferece também os seguintes serviços de forma gratuita:

  • Realização de até 02 (dois) saques por mês, em terminal de autoatendimento e unidades lotéricas (em breve, pelo Saque Digital sem cartão);
  • Realização de 03 (três) transferências por mês, para conta de depósitos para outros bancos;
    Realização ilimitada de transferências para contas da Caixa;
  • Fornecimento de até 02 (dois) extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;
  • Realização de consultas por meio digital, site ou aplicativos disponibilizados pela Caixa.

As movimentações que ultrapassem os serviços básicos são cobradas conforme Tabela de Tarifas vigente.

Como sacar pelo Caixa Tem

O beneficiário que receber algum valor na conta digital do Caixa Tem poderá fazer o saque direto nos caixas eletrônicos, sem precisar do cartão físico. Veja o passo a passo:

  1. Com o aplicativo aberto, clique na opção Saque sem cartão e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de duas horas e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial, por exemplo. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.

Caixa Tem não funciona?

Muitos usuários reclamam constantemente que o app fica fora do ar frequentemente. A Caixa Econômica Federal informa que o app é atualizado de tempos em tempos e as atualizações nem sempre funcionam para determinados aparelhos. Outro motivo do não funcionamento é o número elevado de acessos simultâneo, quando há grande carga de acessos e a fila virtual trava. Neste caso, a Caixa recomenda acessar o app em horários alternativos de menor fluxo.

Um dos problemas mais comuns nos aparelhos Android é o acúmulo de erros na chamada memória cache. Com isso, ocorre a tal "tela branca" e o usuário não consegue fazer o login no app para movimentar os valores.

A Caixa recomenda que quando erros assim de falha na tela inicial se tornarem constantes, o usuário desinstale e instale novamente o aplicativo.

Outro método de uma possível correção do problema pode ser a limpeza do cache do app Caixa Tem, procedendo da seguinte maneira nos aparelhos que usam o sistema Android:

  • Abrir as configurações do aparelho (ícone engrenagem da tela inicial do aparelho);
  • Ir em "Aplicativos" ou "Aplicativos e Notificações", o que aparecer;
  • Entrar em "Informações do App" e procurar o Caixa Tem na lista de aplicativos;
  • Ali, entrar na guia "Armazenamento" ou "Armazenamento e Memória", o que aparecer (celulares Android possuem as duas nomenclaturas conforme a marca/modelo do aparelho);
  • Selecione então a opção "Limpar cache".

Após seguir esses passos, é só entrar novamente no app e testar. Caso isso não solucione o problema, reinstale o app.