O calendário de saque em dinheiro e transferência da 5ª parcela do Auxílio Emergencial iniciou na quarta-feira de 1º de setembro. Os trabalhadores informais, MEIs e inscritos no Cadastro Único que receberam no mês de agosto o quinto pagamento do Auxílio 2021 terão a retirada dos valores disponibilizada pela Caixa Econômica Federal até o dia 20 de setembro.

Para o público geral, a quinta parcela terminou de ser paga em agosto com o crédito em conta poupança digital liberado para os nascidos em dezembro, último grupo do calendário. Ainda no último dia de agosto a Caixa finalizou também o pagamento da 5ª parcela para os integrantes do Bolsa Família, que já podem realizar o saque e transferência assim que os valores caem na conta.

Já os 26,18 milhões de brasileiros que se cadastraram pelas plataformas digitais ou que fazem parte do CadÚnico tiveram que aguardar ao menos 15 dias para poder sacar o dinheiro. Isso porque o calendário da extensão do Auxílio Emergencial divulgado pelo Ministério da Cidadania é definitivo e não sofreu antecipação das datas de saque como ocorreu nas quatro primeiras parcelas.

O calendário de saque segue a ordem de liberação conforme o mês de nascimento dos beneficiários, com o saque disponibilizado para um novo grupo a cada dia da semana, com exceção dos finais de semanas e feriados nacionais, como no 7 de setembro.

Até o fim desta semana serão liberados ainda o saque para os nascidos em fevereiro, no dia 2 de setembro, e em março, na sexta-feira (3). Veja as próximas datas de saque da 5ª parcela:

  • 01 de setembro (quarta-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em janeiro;
  • 02 de setembro (quinta-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em fevereiro;
  • 03 de setembro (sexta-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em março;
  • 06 de setembro (segunda-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em abril;
  • 09 de setembro (quinta-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em maio;
  • 10 de setembro (sexta-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em junho;
  • 13 de setembro (segunda-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em julho;
  • 14 de setembro (terça-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em agosto;
  • 15 de setembro (quarta-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em setembro;
  • 16 de setembro (quinta-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em outubro;
  • 17 de setembro (sexta-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em novembro;
  • 20 de setembro (segunda-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em dezembro;

O saque da 5ª parcela pode ser feito tanto nas agências da Caixa, que funcionam das 8h às 13h, quando em lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui. Independente da forma escolhida para sacar, o beneficiário terá que ter o celular em mãos para acessar o aplicativo Caixa Tem e gerar o código que autoriza o saque.

Com o app aberto, escolha a opção "saque sem cartão" e depois clique em "gerar código de saque". O código tem validade de uma hora e deve ser gerado novamente caso o beneficiário não realize o saque nesse período.

Saque da 5ª parcela no caixa eletrônico

Para realizar o saque do Auxílio Emergencial o beneficiário terá que aguardar a data estipulada para o seu mês de nascimento e acessar no aplicativo Caixa Tem a opção Saque sem cartão. Então, siga o passo a passo:

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.

É importante lembrar que o governo federal estipulou um prazo para saque das parcelas do Auxílio Emergencial. De acordo com o Decreto nº 10.661, os valores estarão disponíveis para retirada em espécie ou movimentação pelo prazo de até 120 dias após o crédito em conta poupança digital.

Caso o beneficiário não realize nenhuma movimentação do dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem os valore serão devolvidos automaticamente aos cofres da União.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, fez o anúncio da prorrogação do auxílio na semana passada nos canais oficiais da Caixa, veja:

Vídeo incorporado do YouTube