O programa Bolsa Família possui atualmente 14,23 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas e ainda poderá ser ampliado para atender mais brasileiros. Depois de aceitos no programa, as famílias passam a receber uma assistência financeira mensal que pode variar entre R$ 89 e R$ 205 para complementar a renda, além de terem acesso à educação, à saúde e à assistência social.

Para receber o benefício cada família ganha um cartão do programa que deve ser desbloqueado antes do primeiro uso. Quer descobrir como desbloquear o seu Cartão Bolsa Família e fazer o saque do dinheiro? Então confira este post.

Bolsa Família: como saber se fui aprovado?

Como informamos aqui, o cadastro no Bolsa Família é feito a partir da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Assim, a família interessada em participar do Bolsa deverá procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município para fazer a inscrição.

É importante ressaltar que apenas o cadastro no CadÚnico não garante a entrada imediata no Bolsa Família. A seleção será feita pelo governo federal levando em consideração não só as informações prestadas pelo responsável familiar no cadastro, mas também o número de beneficiários ativos naquele município e o orçamento destinado para o programa social.

Após a inscrição, existem diversas maneiras de saber se você foi selecionado para receber o Bolsa Família. A primeira é uma carta que será enviada pelo Ministério da Cidadania para a sua residência informando que a sua família foi aceita para fazer parte do programa.

Caso você não receba a carta, outro meio de saber a resposta é procurando o setor responsável pelo Bolsa Família na sua cidade - que pode ser o CRAS ou outro setor da Prefeitura. Outra forma de saber se você foi selecionado no Bolsa Família é ligando para o Atendimento Caixa ao Cidadão no número 0800 726 02 07.​

Como desbloquear o Cartão Bolsa Família

Junto com a carta informando a aprovação, o beneficiário recebe em casa também o Cartão Bolsa Família que será utilizado para fazer o saque do dinheiro. Assim que tiver o cartão em mãos, o beneficiário deve ligar para o número 0800 726 02 07 para realizar o desbloqueio do Cartão Bolsa Família.

No momento da ligação o beneficiário deverá estar com o Número de Identificação Social (NIS), carteira de identidade e CPF para prestar as informações solicitadas. Depois disso é só comparecer a qualquer lotérica e apresentar um documento de identificação para finalizar o cadastramento.

Caso a sua família não tenha recebido o cartão pelos Correios é possível obter informações pelo Atendimento Caixa ao Cidadão no número 0800 726 02 07.

Onde receber o Bolsa Família

O saque com o Cartão Bolsa Família pode ser realizado nos terminais eletrônicos da Caixa, correspondentes Caixa Aqui e lotéricas. Se não estiver com o cartão, o beneficiário pode retirar o dinheiro em qualquer agência da Caixa apresentando documento de identificação. Antes de comparecer a um destes lugares para sacar o beneficiário deve estar atento ao calendário com as datas de liberação do Bolsa. Confira o cronograma de pagamento completo para 2021 logo abaixo.

Bolsa Família bloqueado

Para não ter o benefício do Bolsa Famílio bloqueado é importante que o inscrito mantenha sempre o seu cadastro atualizado. Isso significa que o Responsável Familiar - a pessoa que fez o cadastro no CRAS - atualize constantemente os dados de endereço, telefone de contato, renda ou qualquer modificação no grupo familiar, seja nascimento ou morte de alguém, casamento, separação, adoção, etc.

Se não houver nehuma mudança, a atualização do cadastro deve ser feita obrigatoriamente a cada dois anos. Também é importante que a família cumpra alguns requisitos para continuar recebendo o benefício, são eles:

  • Garantir frequência escolar de no mínimo 85% para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75% para adolescentes de 16 e 17 anos;
  • Comparecer às consultas de pré-natal conforme calendário preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), no caso de gestantes;
  • Participar de atividades educativas ofertadas pelo Ministério da Saúde sobre aleitamento materno e alimentação saudável, no caso de nutrizes (mães que amamentam);
  • Manter em dia o cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos;
  • Fazer o acompanhamento da saúde de mulheres na faixa de 14 a 44 anos.

De qualquer forma, caso o beneficiário tenha o seu Bolsa Família cancelado ou bloqueado é necessário procurar o setor responsável onde foi realizada a inscrição no programa para verificar a situação do benefício.

Calendário Bolsa Família 2021

O Ministério da Cidadania divulgou no primeiro dia útil do ano o calendário completo do Bolsa Família para 2021. Os pagamentos vão continuar da mesma forma que nos anos anteriores, com crédito na última quinzena de cada mês e liberação do benefício de acordo com a ordem do dígito final do NIS (de 1 a 0).

Em setembro pagamento da 6ª parcela iniciou no dia 17 para os beneficiários com NIS final 1 e seguirá até o dia 30/09 quando receberam os inscritos com final 0. Confira o calendário completo:

Calendário do Bolsa Família foi divulgado com datas de pagamento em 2021.
Calendário do Bolsa Família foi divulgado com datas de pagamento em 2021.