O governo vai dar sequência nessa semana aos pagamentos do PIS - o Programa de Integração Social. O PIS é uma contribuição social que as empresas fazem a um fundo gerido pelo CODEFAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador. O dinheiro dessa contribuição financia o pagamento do seguro desemprego e também o abono salarial - um 'bônus" para trabalhadores quem recebe menos de 2 salários mínimos.

O objetivo principal do PIS é transferir renda aos trabalhadores de baixa renda. Muitas vezes, ele aparece como PIS/PASEP ou NIT/PIS. Nessa mesma linha, o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, um tipo de PIS exclusivo para os funcionários públicos.

Outros termos usados para consulta do abono são o NIT - Número de Identificação do Trabalhador, e também o NIS - Número de Identificação Social. Em meio a tantos termos, fica difícil para o trabalhador saber como fazer a consulta do PIS/PASEP. Dessa forma, vamos tentar simplificar aqui como saber se você tem direito ao abono e como saber seu número do NIS.

Como consultar o Pis pelo CPF

Uma maneira simples de consultar se você tem direito ao PIS pelo número de CPF é por meio do site Meu INSS. A ferramenta centraliza diversos serviços da Previdência e, além de consultar o seu PIS, você pode conferir o seu tempo de contribuição no emprego. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acessar o portal Meu INSS;
  • Clicar em Entrar (no canto superior direito);
  • Caso não tenha conta Gov.Br você deverá se cadastrar;
  • Preencha os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado);
  • Clique em Próxima;
  • Anote a senha que o sistema vai criar para você;
  • Informe seu CPF e a senha;
  • Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência;
  • Acesse novamente, desta vez com a sua senha;
  • Ao clicar no canto superior direito, você verá os dados do usuário, com seu nome, CPF e o NIT/PIS.

Outra forma de saber o número do NIS para acessar o PIS/PASEP é por meio da nova Carteira de Trabalho Digital. Ela traz todos os dados de contratos passados e o seu número NIS.

O governo informou ainda que PIS é um número gerado pela Caixa Econômica Federal, de responsabilidade do empregador fazer o registro de trabalho. A solicitação de um novo PIS verá ser realizada pelo empregador por meio do sistema Conectividade Social da CEF, no site - www.conectividade.caixa.gov.br

Há ainda formas de consultar o PIS por telefone, onde o beneficiário poderá:

  • Ligar para o 135, número da Previdência Social, e na opção 5 solicitar ao atendente o número do seu PIS por meio do CPF. Será necessário confirmar os dados cadastrais e fornecer mais informações. O atendimento vai de segunda a sábado, das 7h às 22h.
  • Outro número de atendimento é o da Caixa Econômica Federal, telefone 0800-7260207 que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Outra forma de consultar o Pis/Pasep é pelo aplicativo Caixa Trabalhador. A ferramenta que também permite acessar informações sobre seguro-desemprego e INSS está disponível para celulares Android [veja aqui] e também para iPhone (iOS).

Saque do PIS

Quem tem direito a esse saque?

Pode sacar o valor do PIS/Pasep, quem cumprir os requisitos abaixo:

  • Quem trabalhou por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano de 2020;
  • Está cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Recebeu remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2020);
  • Teve os seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

O valor a receber varia o número de meses trabalhados. Quem trabalhou todos os meses do ano (2020) recebe um salário mínimo (R$ 1.212,00) de abono. Quem trabalhou, por exemplo, 3 meses com carteira assinada recebe 3/12 de abono, o que dá R$ 303,00.

Já a consulta do PASEP pelos servidores públicos que se encaixam nos critérios para receber o abono deve ser feita no site do Banco do Brasil, agente pagador deste benefício.