O Ministério da Cidadania divulgou o calendário para pagamento do novo lote de aprovados do Auxílio Emergencial. O grupo composto por 805.318 cadastros aprovados havia sido enviado à Caixa que aguardava a divulgação do calendário para iniciar os pagamentos. Estes beneficiários realizaram a contestação do Auxílio entre 24 de abril e 19 de julho e agora finalmente estão aptos a receber as 5 parcelas do benefício.

De acordo com a Portaria nº 453 que divulgou o novo calendário poderão receber nas mesmas datas os beneficiários que tiveram a 1ª parcela creditada em abril e o Auxílio suspenso no mês de julho por causa de atualizações nos dados governamentais.

Dessa forma, o novo calendário de pagamento do Auxílio Emergencial divulgado no dia 03 de agosto abrange os seguintes grupos:

  • Recebem a 1ª parcela os beneficiários que realizaram contestação entre 24 de abril e 19 de julho e tiveram o pedido aprovado;
  • Recebem a 3ª e 4ª parcelas os beneficiários que receberam a primeira parcela em abril e que tiveram o pagamento suspenso no mês de julho em decorrência de atualização de dados governamentais.
Calendário de pagamento - Novos aprovados
Mês de nascimento Crédito em conta Saque e transferência
Janeiro 05 de agosto 08 de agosto
Fevereiro 05 de agosto 08 de agosto
Março 05 de agosto 08 de agosto
Abril 05 de agosto 08 de agosto
Maio 05 de agosto 13 de agosto
Junho 07 de agosto 22 de agosto
Julho 12 de agosto 27 de agosto
Agosto 14 de agosto 1º de setembro
Setembro 17 de agosto 05 de setembro
Outubro 19 de agosto 12 de setembro
Novembro 21 de agosto 12 de setembro
Dezembro 26 de agosto 17 de setembro

Os cidadãos que aguardavam pela resposta da sua solicitação podem conferir o resultado dos seus requerimentos por meio do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, pelo site da Caixa ou pelo portal de consulta do Auxílio Emergencial da Dataprev. Os pagamentos vão ocorrer entre a próxima quarta-feira (5) e 26 de agosto. Já o saque para estes dois grupos irá iniciar no dia 08 de agosto e segue até 17 de setembro.

O universo de cidadãos elegíveis para receber os R$ 600 do governo federal chega a 66,9 milhões de pessoas após esse novo lote de aprovados. Segundo a Dataprev, cerca de 123 mil outros cadastro ainda estão passando por processamento adicional.

Desde que se iniciou o programa social, a empresa pública processou 150.489.558 pedidos do Auxílio Emergencial. De forma direta ou indireta, somando os elegíveis e os membros de suas famílias, o benefício atingiu mais de 126 milhões de brasileiros (59% da população do país). A Dataprev apresentou os números da seguinte forma:

  • 66.936.597 cidadãos aprovados para receber;
  • 59.337.370 membros do grupo familiar dos elegíveis, sendo:
  • 35.035.803 consideradas inelegíveis - das quais 70% são menores de idade (24.476.222 pessoas);
  • 182.871 com pedido inconclusivo;
  • 24.118.696 indicadas pelos requerentes beneficiados (Informais), mas que não solicitaram recursos.

900 mil ainda precisam corrigir cadastro

De acordo com a Dataprev, cerca de 903.719 cadastros ainda estão classificados como "inconclusivos" no sistema, ou seja, são pessoas que solicitaram o benefício até o dia 02 de julho mas ainda precisam corrigir informações pessoais por meio do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou no site auxilio.caixa.gov.br para que seu pedido seja aprovado. Veja abaixo como realizar a alteração do cadastro ou contestar o benefício negado:

Como contestar o Auxílio Emergencial no aplicativo Caixa

  1. Abra o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial.
  2. Informe os dados cadastrais. É importante que as informações sejam iguais aos dados registrados na Receita Federal.
  3. O aplicativo irá mostrar o motivo da não aprovação do benefício. Selecione a opção Nova Solicitação, se precisa realizar alguma alteração cadastral, ou Contestação, caso discorde do motivo apresentado pelo sistema.
  4. Se você escolheu a opção Nova Solicitação é só seguir o fluxo normal de preenchimento dos dados, com muita atenção, até completar o cadastro. Após finalizar esta etapa o status da solicitação voltará para "Em análise" e a Dataprev fará novamente a análise do cadastro.
  5. Se você escolheu a opção Contestação o aplicativo irá informar que esse processo poderá ser feito somente uma vez. Confirme o(s) motivo(s) da contestação e aperte em Continuar. Aparecerá na tela a declaração sobre a veracidade das informações prestadas e, após a leitura, clique em Continuar.
  6. O pedido de contestação será finalizado e os dados passarão novamente por análise da Dataprev. O trabalhador poderá acompanhar pelo aplicativo o retorno da análise.

A contestação pode ser realizada uma única vez e neste processo o cidadão precisa concordar com a declaração sobre a veracidade das informações prestadas. Após realizada a contestação ou a nova solicitação o pedido retorna para análise da Dataprev e uma nova resposta será enviada nos próximos dias.

Caixa bloqueou contas do Auxílio Emergencial

Nas últimas semanas cerca de 3 milhões de beneficiários do Auxílio Emergencial tiveram suas contas no Caixa Tem, aplicativo por onde o cidadão recebe o dinheiro, canceladas por suspeitas de fraudes. Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o banco identificou a ação de hackers que teriam feito o pedido do benefício utilizando dados de outras pessoas para receber ilegalmente.

Guimarães admitiu que nem todas as contas suspensas são de hackers, o que acabou prejudicando alguns cidadãos legítimos de receber o dinheiro. Para reverter esse caso de suspensão para os beneficiários que são legítimos de receber o benefício a Caixa anunciou duas formas de desbloquear estas contas.

Para desbloquear o Auxílio Emergencial o cidadão terá a opção de realizar o processo por Whatsapp ou será necessário comparecer a uma agência para comprovar sua identidade, tudo vai depender da mensagem que o beneficiário receber no aplicativo Caixa Tem. Confira neste post todos os detalhes sobre o desbloqueio do Auxílio Emergencial.