Muitas famílias brasileiras ainda perdem o acesso a benefícios sociais pelo simples motivo que é a desatualização dos dados no Cadastro Único (CadÚnico).

Mesmo quem já realizou o cadastro pode ser surpreendido com a suspensão de programas como o Bolsa Família ou a Tarifa Social de Energia Elétrica, justamente por não ter feito a atualização obrigatória dentro do prazo exigido.

Se esse é o seu caso, e você atualizou recentemente, é natural surgir a dúvida de quando será preciso atualizar de novo. Hoje, o governo federal estipula um prazo para que os dados do CadÚnico sejam revisados, mesmo que nenhuma alteração tenha ocorrido na sua família.

Quem precisa atualizar o CadÚnico?

É importante ter em mente que o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal é um sistema que reúne informações de famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, sendo a principal porta de entrada para acessar programas sociais como Bolsa Família, Gás do Povo, Minha Casa, Minha Vida, entre outros.

Hoje, toda família inscrita precisa atualizar seus dados obrigatoriamente a cada 2 anos, mesmo que nenhuma informação tenha mudado.

Ainda, uma atualização deve ser feita sempre que houver qualquer mudança na renda de qualquer membro da família, na composição familiar (nascimentos, mortes, separações, casamentos), em endereço ou escola frequentada por crianças e adolescentes, assim como mudança de responsável familiar.

Podemos ressaltar também que o sistema do CadÚnico pode emitir convocações antes desse prazo se houver suspeita de inconsistência ou necessidade de revisão dos dados..

Como saber se meu cadastro está atualizado?

Você pode verificar a situação do seu cadastro e a data da última atualização de forma rápida e gratuita:

  • Pelo aplicativo Meu CadÚnico:
    • Baixe o app oficial (disponível para Android e iOS);
    • Faça login com sua conta Gov.br;
    • Consulte a data da última atualização e veja se há pendências.
  • Pelo site oficial:
    • Acesse: https://meucadunico.cidadania.gov.br

Ainda, é possível conferir através do número 0800 707 2003, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. Se o CadÚnico não for atualizado no prazo correto, a família pode sofrer suspensão ou cancelamento dos benefícios sociais.

Além disso, o CPF dos membros da família pode ficar com pendências no sistema do governo, dificultando o acesso a outros programas públicos, como isenção de taxa em concursos e matrículas escolares prioritárias.

Como atualizar o CadÚnico?

Hoje, a atualização pode ser feita de duas formas, com a confirmação de dados pelo aplicativo sendo a mais prática. Ela é para casos onde quando nada mudou na sua família, bastando o login com Gov.br e seguindo as instruções para confirmar que as informações seguem corretas.

A segunda opção é a atualização presencial no CRAS, que é obrigatória quando houver mudanças (endereço, renda, membros da família). Nestas, o responsável familiar deve levar RG ou outro documento com foto, CPF ou título de eleitor, comprovante de residência atualizado, além de RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Trabalho e declaração escolar para cada outro membro familiar.

Ainda destacamos que, mesmo dentro do prazo de dois anos, o governo pode convocar a família para averiguação cadastral, conforme mencionamos anteriormente, quando há suspeita de irregularidade ou inconsistência nos dados. Em casos como este, é necessário comparecer ao CRAS e apresentar documentos atualizados.

Há também revisão cadastral, que é feita rotineiramente para cadastros com mais de dois anos sem atualização. Nesses casos, a família recebe uma mensagem no extrato do Bolsa Família, comunicação por SMS ou um aviso no aplicativo Meu CadÚnico.

Em ambos, o prazo para atualização após convocação costuma ser de 30 a 60 dias. Caso não ocorra nesse período, os benefícios podem ser bloqueados ou suspensos temporariamente.

Atualizei, mas tive o CadÚnico bloqueado

Mesmo com o CadÚnico atualizado, o bloqueio do benefício pode ocorrer por outros motivos, como pendências internas no sistema, falta de cumprimento de condicionalidades (como vacinação ou frequência escolar), além de reavaliações do programa específico (como o Bolsa Família).

Nesse caso, o ideal é procurar o CRAS mais próximo para verificar se há alguma pendência cadastral, acessar o aplicativo do Bolsa Família (ou do benefício em questão) para obter detalhes, além de consultar o extrato bancário do benefício, onde geralmente aparece um aviso de bloqueio com o motivo.

Após o retorno do benefício, é essencial continuar verificando seu cadastro pelo aplicativo ou site a cada seis meses e manter os documentos organizados para evitar surpresas. Hoje o CadÚnico é um acesso fundamental para a maioria dos programas sociais do Governo Federal, e sua atualização constante é uma maneira de garantir esse apoio do Governo Federal.