O Ministério da Cidadania iniciou na semana passada a entrega dos novos cartões do Auxílio Brasil. Segundo informações apuradas pelo jornal Folha de S. Paulo, o órgão emitiu cerca de 3,2 milhões de cartões do programa social que serão gradualmente distribuídos aos beneficiários.

A previsão inicial era de que o governo investisse em torno de R$ 130 milhões para a emissão de 7,14 milhões de cartões, mas a pasta da Cidadania não confirmou se ainda haverá a confecção de mais cartões.

O governo deve dar prioridade na entrega dos novos cartões para os beneficiários que ingressaram no programa em dezembro de 2021. O órgão informou que nesse primeiro momento cerca de 6,6 milhões de famílias devem receber o novo cartão, mas o objetivo do governo é contemplar todos os beneficiários.

A substituição do antigo cartão do Bolsa Família pelo novo cartão do Auxílio Brasil é também uma estratégia de campanha do presidente Jair Bolsonaro para reforçar a imagem do programa como uma das marcas do seu governo.

Há menos de um mês das eleições presidenciais, Bolsonaro segue em segundo lugar na pesquisas e anunciou outras medidas com o intuito de melhorar a sua popularidade, como o reajuste do Auxílio Brasil para R$ 600 e o Vale-Gás de R$ 120 até o final do ano.

Entre as famílias beneficiadas pelo novo programa, 47% dizem reprovar o atual governo, enquanto outras 30% consideram a atual gestão regular. Os brasileiros que aprovam o mandato de Jair Bolsonaro somam 22%, segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha no final de junho.

Pesa ainda o fato de que o seu principal adversário nas urnas, Luiz Inácio Lula da Silva, seja lembrado pela implementação do Bolsa Família e que a maior parte dos beneficiários ainda receba o Auxílio Brasil com o cartão do programa extinto.

Como rastrear o cartão do Auxílio Brasil?

Existem algumas formas da família acompanhar o envio do novo cartão do programa. A primeira é ligando para a central de atendimento da Caixa, pelo telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-1040104 (demais regiões).

Outra forma de rastrear o envio do cartão do Auxílio Brasil é buscando informações em uma agência da Caixa ou Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na sua cidade.

Para receber o novo cartão do programa não é preciso fazer nenhuma solicitação. O cartão será enviado automaticamente às famílias para o endereço informado no cadastro do Cadúnico.

Como desbloquear o cartão Auxílio Brasil?

O desbloqueio do cartão deve ser feito por telefone ligando para o atendimento Caixa Auxílio Brasil pelo telefone 111. É necessário que o beneficiário tenha em mãos, além do cartão do programa, o seu Número de Inscrição Social (NIS), carteira de identidade e CPF, pois esses dados podem ser solicitados pela Central de Atendimento.

Após realizar o procedimento por telefone, o beneficiário deve comparecer a uma unidade lotérica ou agência da Caixa e apresentar um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.

Como sacar o Auxílio Brasil?

Ao receber o novo cartão do Auxílio Brasil, o beneficiário poderá fazer o saque em espécie em terminais de autoatendimento da Caixa, correspondentes Caixa Aqui e unidades lotéricas. Lembrando que o dinheiro ainda poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de contas, compras no débito, transferências via Pix, entre outros serviços do app.

O beneficiário conta também com a opção de fazer o Saque sem cartão pelo aplicativo Caixa Tem. Para isso, basta estar com o celular onde o Caixa Tem está instalado no momento do saque e escolher a opção Saque sem Cartão. Depois, clique em "gerar código de saque" e realize a retirada do dinheiro em até uma hora, já que o código gerado no aplicativo perderá a validade após esse período. Então, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
    Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  4. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  5. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.