A Caixa e o Banco do Brasil seguirão fazendo liberações do Pis/Pasep em maio de 2022. Os saques remanescentes são para quem esqueceu de retirar os valores no período definido em calendários anteriores. De 8 de fevereiro a 31 de março deste ano mais de 24 milhões de trabalhadores receberam o valor de até R$ 1.212 referente ao abono do ano-base 2020.

Além desse calendário, outros valores esquecidos podem ser retirados este ano. Milhares de brasileiros ainda podem resgatar parte do saldo esquecido referente ao abono salarial do calendário de 2019 e também de cotas do fundo PIS.

Quem recebe o abono? Têm direito ao abono salarial Pis/Pasep os brasileiros que trabalharam por pelo menos 30 dias com carteira assinada durante o ano-base do calendário de pagamento e que receberam, em média, até 2 salários mínimos no ano base. Além disso, devem estar inscritos no PIS/PASEP por, pelo menos, 5 anos.

Saque do Pis/Pasep 2020 ainda disponível

Cerca de 400 mil brasileiros ainda podem sacar o abono Pis/Pasep do calendário 2020, pago agora em 2022. A maioria do público que não sacou é referente ao Pasep, pago pelo Banco do Brasil, onde cerca de 353 mil servidores públicos têm valores a receber. A consulta é pelo site do Banco do Brasil.

Já quanto ao PIS, mais de 125 mil trabalhadores da iniciativa privada ainda podem retirar o dinheiro na Caixa. O prazo segue até 29 de dezembro de 2022 para os dois grupos.

Para descobrir se possui direito ao abono Pis/Pasep o cidadão pode fazer a consulta por meio de seu CPF pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

O Ministério do Trabalho liberou ainda um prazo recursal para que os trabalhadores que não tiveram o Pis/Pasep habilitado e tinham direito ao benefício, recebam os valores. A solicitação do saque do Pis/Pasep está disponível nas Superintendências Regionais do Trabalho mediante recurso administrativo.

Calendário abono salarial Pis/Pasep para quem trabalhou em 2020. Fonte: Caixa.
Calendário abono salarial Pis/Pasep para quem trabalhou em 2020. Fonte: Caixa.

Calendários anteriores

O segundo saque do abono Pis/Pasep disponibilizado pela Caixa Econômica Federal é referente ao abono salarial para quem trabalhou com carteira assinada em 2019.

Neste ano, aproximadamente 320 mil trabalhadores podem solicitar o saque do abono Pis/Pasep "esquecido", ou seja, os valores que não foram sacados durante o calendário que durou entre 2020 e 2021.

Para ter direito ao abono salarial de 2019 as regras são as mesmas mencionadas acima - carteira assinada por pelo menos 30 dias naquele ano, inscrição há cinco anos no Pis/Pasep e remuneração média de até dois salários mínimos (R$ 2.200 na época).

A solicitação do saque do abono esquecido deve ser feita pelo trabalhador mediante recurso administrativo apresentado por e-mail ou em uma das superintendências do Ministério do Trabalho. Segundo a Dataprev, o prazo de solicitação para esse grupo deve ser aberto até 31 de maio.

No caso de brasileiros que trabalharam por pelo menos 30 dias nos dois calendários-base (2019 e 2020) essas pessoas terão direito a sacar em dobro o valor do abono Pis/Pasep.

Cotas Pis/Pasep

Ainda, cerca de 10,5 milhões de brasileiros que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1988 têm direito a um outro saque especial das cotas do Pis/Pasep. Esse valor fica disponível até 1º de junho de 2025 e se não for retirado o valor será devolvido aos cofres da União.

Para ter acesso ao dinheiro não é necessário fazer nenhuma solicitação. A Caixa informou que os trabalhadores que são correntistas do banco (possuem conta corrente ou poupança) podem ter recebido o valor na conta automaticamente.

Já para quem não teve o dinheiro creditado na conta ou não é correntista da Caixa/BB o saque de cotas Pis/Pasep pode ser feito em uma agência do banco mediante apresentação de documento oficial com foto. A consulta é feita pelo site da Caixa.