Com a situação econômica do Brasil definhando durante a pandemia, muitas pessoas acabaram se endividando. Desemprego, salários reduzidos, tudo isso influenciou para prejudicar grande parte dos trabalhadores brasileiros. Desta forma, é preciso achar alternativas para pagar todas essas dívidas e o FGTS poderia ser uma dessas alternativas. Mas será que é possível sacar o FGTS para pagar dívidas?

FGTS
FGTS

FGTS: é possível sacar para pagar dívidas?

Primeiramente, a resposta é não, o saldo do FGTS não pode ser utilizado para pagamento direto de dívidas. Contudo, com a antecipação do saque-aniversário do FGTS, o trabalhador pode utilizar o valor para quitar seus débitos. Co mo saque-aniversário, é possível receber o valor de um salário mínimo anualmente, conforme o mês de aniversário.

Quando posso usar o saldo do FGTS?

O FGTS é um valor depositado mensalmente pelo empregador em uma conta e equivale a 8% do salário. Contudo, o valor nesta conta fica restrito e só pode ser retirado em algumas ocasiões, como em casos de demissão sem justa causa, aposentadoria, financiamento de imóveis e pelo saque-aniversário.

Desta forma, as únicas dívidas que permitem o uso do saldo do FGTS são aquelas relacionadas ao financiamento de um imóvel. Já antecipando o saque-aniversário, o trabalhador pode sacar o dinheiro e utilizar como bem entender, inclusive, quitaqndo suas dívidas, seja de empréstimo, seja de cartão de crédito.

FGTS para pagamento de financiamento

Quando se trata do pagamento de parcelas de financiamento, o FGTS pode ser uma alternativa útil, especialmente se o financiamento for habitacional. O trabalhador tem a possibilidade de amortizar ou liquidar o saldo devedor, efetuar o pagamento de parte das prestações ou quitar parcelas em atraso.

É importante ressaltar que o uso do FGTS para quitar até três parcelas em atraso de financiamento habitacional está sujeito aos limites estabelecidos pela legislação vigente. Portanto, essa opção pode representar uma solução viável para a regularização da situação financeira.