A partir dessa terça-feira, 27 de maio, será possível habilitar uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber do Banco Central: a solicitação automática de resgate de valores.
A novidade foi anunciada na segunda-feira, dia 26, e visa para facilitar a vida do cidadão que não precisará mais ficar consultando o sistema para verificar se tem valores esquecidos em alguma conta bancária ou serviço financeiro.
Mas vale ficar atento porque a automatização do resgate precisa ser habilitada individualmente por cada cidadão interessado, ou seja, ela é facultativa para os cadastrados no Valores a Receber.
Ficou interessado e quer saber como fazer essa solicitação? Confira abaixo.
Resgate automático: como habilitar
Veja abaixo um passo a passo detalhado para habilitar o resgate automático de valores no Sistema Valores a Receber
1. Verifique se você atende aos requisitos
- A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas.
- É necessário possuir uma chave Pix cadastrada com o seu CPF. Caso ainda não tenha, cadastre a chave Pix do tipo CPF no seu banco antes de iniciar o processo.
- Tenha uma conta gov.br com nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativada.
2. Acesse o Sistema Valores a Receber
- Entre no site oficial: [bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber].
- Faça login utilizando sua conta gov.br de nível prata ou ouro, com a verificação em duas etapas já ativada.
3. Habilite a solicitação automática
- Após o login, localize a opção para habilitar o resgate automático de valores.
- Siga as instruções apresentadas na tela para autorizar que o resgate de valores seja feito automaticamente, sempre que houver saldo disponível em seu nome.
4. Confirme e finalize
- Confirme que a chave Pix do tipo CPF está cadastrada e vinculada corretamente.
- Finalize a habilitação conforme as orientações do sistema.
5. Pronto!
-
A partir desse momento, sempre que houver valores esquecidos em seu nome, o crédito será feito automaticamente pela instituição financeira na conta vinculada à sua chave Pix CPF, sem necessidade de novos pedidos manuais.
Fique atento!
Depois de concluída a habilitação é importante saber que o Banco Central não enviará avisos quando algum valor for devolvido; o crédito será feito direto pela instituição financeira para a conta cadastrada no sistema.
Além disso, se a instituição financeira onde o valor está esquecido não aderiu ao termo de devolução via Pix, ou se os valores são de contas conjuntas, será necessário fazer a solicitação manualmente.
42 milhões de pessoas com "dinheiro esquecido"
No total, mais de 42 milhões de pessoas possuem algum valor esquecido que pode ser resgatado por meio do Sistema Valores a Receber do BV. Inclusive, uma parte significativa delas tem direito a resgatar até R$ 1 mil.
Veja a lista abaixo:
- Acima de R$1.000,01: 966.653 beneficiários (1,82% do total)
- Entre R$ 100,01 e R$ 1.000,00: 5.354.332 beneficiários (10,05% do total)
- Entre R$ 10,01 e R$ 100,00: 13.813.240 beneficiários (25,94% do total)
- Entre R$ 0,00 e R$ 10,00: 33.118.895 beneficiários (62,19% do total)
O Sistema Valores a Receber
O Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central permite que pessoas físicas e empresas consultem se têm dinheiro esquecido em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras.
Para consultar, basta acessar o site oficial bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber, fazer login com uma conta gov.br (nível prata ou ouro) e, caso haja valores disponíveis, informar uma chave Pix para receber o dinheiro. Se ainda não tiver uma chave Pix, é possível cadastrá-la no seu banco e retornar ao sistema para concluir o pedido.
O sistema foi lançado originalmente em fevereiro de 2022, como uma plataforma de consultas. Desde então, o serviço passou por atualizações, sendo a mais recente a liberação, a partir de 27 de maio de 2025, da opção de resgate automático.
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