O Ministério da Cidadania anunciou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil em agosto. A nova leva de aprovados faz parte do plano do governo de zerar a fila de espera pelo benefício em 2022.

O governo federal já havia anunciado em julho a distribuição de 3,2 milhões de cartões do Auxílio Brasil. Na ocasião, o grupo que teve prioridade no recebimento foram as famílias que entraram no programa a partir de novembro de 2021. Ao todo, a pasta da Cidadania planeja fornecer 6,6 milhões de cartões para o público do Auxílio Brasil.

Já nesta nova folha de pagamento de agosto, a Caixa informou que foram emitidos cerca de 4,7 milhões de cartões para os novos aprovados no programa. Essas famílias já pode sacar a nova parcela de R$ 600 do benefício que começou a ser liberada nesta terça-feira (9).

Apesar da iniciativa, a fila de espera do Auxílio Brasil não deve permanecer zerada até o fim do ano. Isso porque segundo dados do governo, o programa acumula cerca de 350 mil famílias aptas a receber a cada mês. A entrada de novos beneficiários depende do espaço orçamentário no programa e da quantidade de beneficiários por município.

Cartão pode ser desbloqueado pelo Caixa Tem

Existem duas formas de desbloquear o cartão do Auxílio Brasil: por telefone ou pelo aplicativo. O desbloqueio do cartão deve ser feito por telefone ligando para o atendimento Caixa Auxílio Brasil pelo telefone 111.

É necessário que o beneficiário tenha em mãos, além do cartão do programa, o seu Número de Inscrição Social (NIS), carteira de identidade e CPF, pois esses dados podem ser solicitados pela Central de Atendimento.

Após realizar o procedimento por telefone, o beneficiário deve comparecer a uma unidade lotérica ou agência da Caixa e apresentar um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.

Outra forma de desbloquear o cartão do Auxílio Brasil é cadastrando a senha pelo aplicativo Caixa Tem. Basta fazer login no app com CPF e senha cadastrada no sistema da Caixa, clicar na opção "Auxílio Brasil" e depois em "Criar senha do cartão".

Se esta é a primeira vez que o usuário está acessando o aplicativo o banco informou o passo a passo para liberar o primeiro acesso ao Caixa Tem. Veja nos post abaixo como fazer:

Caso a família tenha sido aprovada para receber o Auxílio Brasil em agosto e ainda não recebeu o cartão é possível rastrear o envio pela Central deAtendimento da Caixa pelo número 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-1040104 (demais regiões).

O cartão do Auxílio Brasil é enviado para o endereço informado pela família no cadastro do Cadúnico.

Formas de sacar o Auxílio Brasil

O novo modelo do cartão vai contar com chip que permite ao beneficiário utilizar o saldo do Caixa Tem para pagar compras na função débito e sacar o dinheiro em agências, lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui.

Antes, com o dinheiro na conta poupança digital as famílias poderiam apenas movimentar o dinheiro pelo aplicativo ou então fazer o saque sem cartão. Mesmo após receber o cartão, a família pode continuar utilizando o saque com o código autorizador para retirar o benefício em espécie na ausência do cartão físico.

Para sacar o dinheiro no caixa eletrônico o beneficiário precisará levar junto consigo o celular em que está instalado o aplicativo Caixa Tem que lhe dá acesso à conta poupança.

Ao chegar no local de saque, basta abrir o app e selecionar a opção Saque sem cartão. Depois, clique em "gerar código de saque" e realize a retirada do dinheiro em até uma hora, já que o código gerado no aplicativo perderá a validade após esse período.

Confira o passo a passo completo para sacar o Auxílio Brasil pelo Caixa Tem:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Sem Cartão. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.