Na última quinta-feira (30), o Plenário do Senado aprovou a PEC 1/2022 (Proposta de Emenda à Constituição) que institui estado de emergência até o final de 2022 que amplia o pagamento de benefícios sociais. Agora, a proposta será encaminhada para a Câmara dos Deputados.

A PEC prevê R$ 41,25 bilhões até o fim do ano para a expansão de benefícios sociais como o Auxílio Brasil e vale-gás, criação de auxílios aos caminhoneiros e taxistas, financiar a gratuidade de transporte coletivo para idosos, compensar os estados que concederem créditos tributários para o etanol e reforçar o programa Alimenta Brasil.

O que é o auxílio caminhoneiro?

O voucher caminhoneiro - ou auxílio-diesel - é um subsídio destinado aos caminhoneiros para compensar a forte alta do preço da gasolina e do diesel provocada pelos reajustes praticados pela Petrobras no mercado internacional.

O valor do benefício para o auxílio caminhoneiro ainda está em estudo, mas a estimativa inicial de R$ 400, mesmo valor do Auxílio Brasil não foi bem aceito pela classe. Agora, a equipe econômica está estudando um benefício maior, em torno de R$ 1.000 a cada caminhoneiro autônomo durante os próximos seis meses.

Auxílio Caminhoneiro não exigirá comprovante de abastecimento

O valor total destinado para o auxílio caminhoneiro está estimado em R$ 5,4 bilhões. O voucher será de R$ 1 mil mensais para cadastrados no RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas). De acordo com a proposta, o voucher será concedido para transportadores autônomos, independente do número de veículos eles que possuírem. Outro fator importante é que não será preciso comprovar a compra de óleo diesel no período de recebimento.

O que diz a PEC?

No "pacote de bondades", serão destinados um total de R$ 41,25 bilhões até o fim do ano para a expansão dos benefícios sociais, sendo eles:

Auxílio Brasil: R$ 26 bilhões

  • Acréscimo de R$ 200 no benefício mensal (de R$ 400 para R$ 600);
  • Meta: incluir todas as famílias elegíveis (fila "zerada");
  • Parte do valor poderá ser usado para operacionalização do benefício;
  • Será vedado o uso em publicidade institucional.

Auxílio Gás dos Brasileiros (vale-gás de cozinha): R$ 1,05 bilhão

  • Parcela extra bimestral no valor de 50% do valor médio do botijão de 13 kg;
  • Parte do valor poderá ser usado para operacionalização do benefício;
  • Será vedado o uso em publicidade institucional.

Auxílio para caminhoneiros: R$ 5,4 bilhões

  • Voucher de R$ 1 mil mensais para cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC);
  • Será concedido para transportadores autônomos, independente do número de veículos eles que possuírem;
  • Não será preciso comprovar a compra de óleo diesel no período de recebimento.

Auxílio para taxistas: R$ 2 bilhões

  • Benefício para profissionais cadastrados como motoristas de táxi;
  • Serão contemplados aqueles cadastrados até 31 de maio de 2022, mediante apresentação do documento de permissão;
  • A formação do cadastro e a forma de pagamento ainda serão regulamentadas.

Gratuidade para idosos: R$ 2,5 bilhões

  • Transferência para estados e municípios para custear a gratuidade no transporte público para cidadãos acima de 65 anos;
  • Distribuído na proporção da população idosa de cada estado e município;
  • 40% do valor será repassado para serviços intermunicipais e interestaduais;
  • Somente destinado para estados e municípios com sistema de transporte coletivo urbano em funcionamento.

Créditos para etanol: R$ 3,8 bilhões

  • Auxílio para estados que outorgam créditos tributários do ICMS para produtores e distribuidores de etanol hidratado;
  • Pagamento em parcelas mensais;
  • Distribuído na proporção da participação de cada estado no consumo de etanol hidratado no ano de 2021;
  • Estados renunciarão ao direito de pedir indenização por perda de arrecadação decorrente dos créditos outorgados;
  • Valor será livre de vinculações, mas deverá ser repartido com os municípios e entrará no cálculo de receita para efeito de investimento mínimo em educação;
  • Objetivo é reduzir a carga tributária do etanol para manter diferencial competitivo em relação à gasolina;
  • Estados ficam autorizados a "zerar" a tributação sobre a gasolina, desde que façam o mesmo para o etanol.

Alimenta Brasil: R$ 500 milhões

  • Reforço orçamentário para o programa, que promove compra de alimentos de pequenos produtores e sua destinação para famílias em situação de insegurança alimentar.

Fonte: Agência Senado