A Receita Federal paga nesta segunda-feira, 31 de julho, o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 para mais de 5,6 milhões de contribuintes. O crédito no valor de R$ 7,5 bilhões será realizado para grupos prioritários, bem como pessoas que não possuem prioridade e contribuintes que recebem restituições de exercícios anteriores.

Com o terceiro lote da restituição, mais de 14,8 milhões de brasileiros já foram contemplados com a devolução dos valores. O primeiro lote contou com 4,1 milhões de contribuintes e o segundo, liberado em junho, teve 5,1 milhões de pessoas aptas a receber a restituição.

O 3º lote do calendário de restituição em 2023 teve a consulta aberta no dia 24 de julho. Para descobrir se foi contemplado neste lote e quanto irá receber o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal - https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/#/ - ou os aplicativos IRPF e da Receita Federal.

Como saber em qual lote vou receber?

Para descobrir em qual lote terá o valor a ser restituído, o contribuinte deverá acompanhar as liberações mensais da Receita Federal. Isso porque a consulta a situação da declaração do imposto de renda pode ser feita a qualquer momento, mas apesar de indicar se há ou não imposto a restituir, as informações não indicam em qual lote será feito o pagamento.

Por isso, sempre uma semana antes da data marcada para o crédito da restituição, a RFB libera a consulta de quem faz parte daquele lote que será pago.

Em julho, a consulta foi aberta às 10 horas do dia 24/07 para que os contribuintes verificassem se irão fazer parte do pagamento do 3º lote.

Para consultar é bem simples: basta acessar a página do IR 2023 da Receita Federal e clicar na opção Consultar a restituição - https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda.

O contribuinte também pode consultar o 3º lote no aplicativo IRPF ou app da Receita Federal para Android e iOS.

Restituição IR: Quem recebe no 3º lote?

De acordo com informações da Receita Federal, o terceiro lote será o maior já liberado até agora com 5.632.036 contribuintes. Esse grupo é formado por:

  • 16.536 são idosos acima de 80 anos;
  • 95.047 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 9.740 contribuintes possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 3.879.049 não possuem prioridade, mas optaram pela declaração pré-preenchida ou restituição via Pix;
  • 1.600.964 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 23 de março de 2023.

O pagamento será feito em 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Para saber qual o valor da restituição basta fazer a consulta pelo aplicativo IRPF ou app da Receita Federal. Ao fazer o login com a conta Gov.BR é possível ver o valor, a conta em que o dinheiro será creditado e o lote em que o contribuinte foi contemplado.

A parcela de restituição será calculada de acordo com o tipo de tributação escolhida pelo contribuinte, podendo ser por deduções legais (declaração completa) ou desconto simplificado (declaração simplificada).

Calendário de restituição terá 5 lotes

Após a abertura do prazo de entrega da declaração, a Receita Federal divulgou o calendário de restituição do Imposto de Renda em 2023. O primeiro lote foi liberado no dia em que terminou o prazo de envio da DIRPF, dia 31 de maio.

Os outros quatro lotes que formam o calendário de restituição serão liberados uma vez por mês até setembro, sempre no último dia útil de cada mês. Confira o calendário completo de restituição do IR 2023:

  • 1º lote - 31 de maio (já pago)
  • 2º lote - 30 de junho (já pago)
  • 3º lote - 31 de julho (em andamento)
  • 4º lote - 31 de agosto
  • 5º lote - 29 de setembro