O Programa Universidade Para Todos (ProUni) do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior está com inscrições abertas. A classificação é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para este ano a novidade é um decreto assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro que estabelece que a pré-seleção dos estudantes inscritos no ProUni considere as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. Ainda, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado zero na redação.

Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa.

Para se inscrever no Prouni do 1º semestre de 2022 é só acessar a página https://acessounico.mec.gov.br/. O prazo vai de 22 a 25 de fevereiro de 2022. Quando da inscrição o candidato poderá escolher 2 opções de instituições, cursos e turnos.

As inscrições do ProUni 2022/1 marcam a estreia do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Acesso Único). A plataforma reúne informações sobre o programa e também a respeito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2022 e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), apesar deste último ter sido totalmente realizado em seu antigo site individual e no qual deve sair o resultado ainda hoje.

Requisitos

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal pode ser de até três salários mínimos por pessoa.

É necessário também que o estudante tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, na condição de bolsista integral.

Cronograma

  • Primeira chamada: 2 de março.
  • Comprovação de informações: 3 a 14 de março.
  • Segunda chamada: 21 de março.
  • Comprovação de informação: 21 a 29 de março.
  • Lista de espera: 4 e 5 de abril.
  • Resultado: 7 de abril.
  • Comprovação de informações: 8 a 13 de abril.

Resultados e Lista de Espera

O resultado do ProUni 2022/1 será publicado em 2 de março e uma segunda chamada será realizada no dia 21 de março. Os candidatos que forem pré-selecionados terão que comprovar as informações apresentando documentos nas instituições.

Se as faculdades não puderem receber os convocados por causa da pandemia, deverão disponibilizar meios digitais seguros para recebimento e comunicar aos participantes do ProUni com 24 horas de antecedência ao prazo estipulado em edital.

Para selecionados em 1ª chamada a comprovação será de 3 a 14 de março, já para os convocados na segundo o período vai de 21 a 29 de março. Quem não for selecionado nas duas chamadas regulares poderá se inscrever na lista de espera do ProUni 2022/1. As inscrições serão recebidas em 4 e 5 de abril, o resultado sairá no dia 7 seguinte e a comprovação de informações será recebida de 8 a 13 de abril.