A prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória a partir de junho. Os aposentados e pensionistas devem realizar o procedimento conforme o calendário divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para evitar que o seu benefício seja bloqueado. Para os segurados que não fizeram a prova de vida nos meses de maio e junho do ano passado o prazo vai até o final de julho.

A prova de vida do INSS é um procedimento que deve ser feito uma vez por ano para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Caso perca o prazo previsto no calendário o segurado pode ter o seu benefício cortado e precisará procurar uma agência bancária para fazer o desbloqueio e voltar a receber. Suspensa desde março de 2020 por conta da pandemia da covid-19, a prova de vida pode ser feita de forma presencial, na agência bancária em que o aposentado recebe o benefício, ou de forma online pelo aplicativo Meu INSS.

De acordo com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, dos 35 milhões de segurados do INSS 24 milhões já fizeram a prova de vida. Dessa forma, cerca de 11 milhões devem realizar o processo conforme o calendário estipulado. "Desses 11 milhões, a grande maioria pode fazer sem sair de casa. E aqueles que precisarem sair de casa, a nossa orientação é: há um calendário, que vai de junho a dezembro, e que eles devam ir apenas quando vão sacar o benefício", disse Rolim.

Cronograma da prova de vida do INSS 2021

Para organizar o procedimento e não gerar aglomerações, o INSS divulgou um calendário para realização da prova de vida em 2021. O cronograma foi retomado em junho e inicialmente iria seguir até dezembro deste ano, conforme o mês de vencimento da comprovação de vida do beneficiário.

Contudo, no último dia 05 de julho, o INSS divulgou um novo calendário atualizado para a prova de vida em 2021. Agora, o novo cronograma define as datas para quem precisa regularizar a situação entre maio de 2021 e julho de 2022. A prova de vida é obrigatória a todos que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.

Por exemplo, para os beneficiários cujo vencimento da comprovação de vida ocorreu nos meses de março e abril de 2020 a retomada da rotina ocorreu em junho de 2021, podendo o seu benefício ser bloqueado a partir de julho caso a prova de vida ainda esteja pendente.

Confira abaixo o cronograma da prova de vida do INSS em 2021:

Competência de vencimento da comprovação de vida Competência da retomada da rotina
março e abril/2020 junho/2021
maio e junho/2020 julho/2021
julho e agosto/2020 agosto/2021
setembro e outubro/2020 setembro/2021
novembro e dezembro/2020 outubro/2021
janeiro e fevereiro/2021 novembro/2021
março e abril/2021 dezembro/2021
maio e junho/2021 janeiro/2022
julho e agosto/2021 fevereiro/2022
setembro e outubro/2021 março/2022
novembro e dezembro/2021 abril/2022
janeiro e fevereiro/2022 maio/2022
março e abril/2022 junho/2022
maio e junho/2022 julho/2022
julho/2022 agosto/2022

Como fazer a prova de vida do INSS?

Até o ano passado, os segurados eram obrigados a comparecer presencialmente nas agências para realizar a prova de vida. Porém, em uma parceria do INSS com a Dataprev foi criado o projeto de prova de vida por biometria facial. A partir de agora, o segurado poderá efetuar a prova de vida digital por meio dos aplicativos Meu INSS ou Meu Gov Br.

Inicialmente, a ação permitiu que 500 mil beneficiários fizessem a prova de vida digital. Em nova fase, o projeto foi expandido para que mais 5,3 milhões de beneficiários possam realizar o procedimento sem sair de casa. Para isso, é necessário que o segurado tenha acesso a um smartphone com câmera frontal para realizar a biometria facial.

Para saber se foi um dos escolhidos para realizar a prova de vida digital o segurado deve acessar o portal Meu gov.br ou Meu INSS, entrar no aplicativo ou no site (gov.br/meuinss) ou, ainda, procurar as agências bancárias que oferecem o serviço.

Prova de vida do INSS no celular

Os segurados aptos a realizar o procedimento online, serão informados por SMS no celular, ou ainda por e-mail, ou aplicativo Meu INSS. O instituto alerta que enviará o SMS somente pelo número 280-41, qualquer outra mensagem referente à prova de vida de outro número deve ser desconsiderada.

A prova de vida do INSS online utiliza a biometria facial conforme as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Por esse motivo, o acesso está sendo liberado, no momento, somente para segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.

Confira o passo a passo de como fazer a prova de vida do INSS pelo celular:

  1. Ao abrir o aplicativo Meu INSS, o beneficiário selecionado para fazer a prova de vida digital verá a noticiação "Chegou a hora de fazer sua prova de vida! Faça agora, pelo celular, sem precisar sair de casa";
  2. O app então irá redirecionar o segurado para o aplicativo Meu Gov Br;
  3. No app Meu Gov Br, clique em autorizações e clique para Autorizar a que estiver pendente;
  4. Clique em Realizar Validação para aceitar a autorização;
  5. Clique na opção Permitir para que o aplicativo tenha acesso à câmera do seu celular;
  6. Preencha o dado solicitado para confirmar sua identidade e clique em Prosseguir;
  7. O app vai pedir que você posicione o celular de forma a centralizar o seu rosto no círculo que surgiu na tela. Siga as instruções até que o círculo fique verde;
  8. Após terminar todos os movimentos solicitados pelo app a sua prova de vida digital estará concluída e a mensagem "Validação Facial realizada com sucesso!" será exibida.
  9. Uma notificação será enviada no Meu Gov Br quando o INSS concluir o seu processo de prova de vida.

O INSS lembra que não entra em contato direto com o beneficiário para pedir qualquer informação, dados pessoais ou fotografias para realizar a prova de vida. Em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar os canais de atendimento remoto como a assistente virtual (chatbot Helô), disponível no site (gov.br/meuinss) e aplicativo do Meu INSS. Também pode ligar para o telefone 135, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Prova de vida do INSS no banco

Os segurados que não foram selecionados para fazer a prova de vida pelo celular devem comparecer a agência do banco em que recebem o benefício conforme o prazo definido no calendário acima. Alguns bancos também permitem que a prova de vida seja feita por meio de biometria, nos caixas eletrônicos ou nos seus próprios aplicativos.

Caso ainda não tenha a biometria cadastrada, o segurado deverá levar um documento de identidade com foto. Esse documento pode ser o RG, a carteira de motorista ou a Carteira de Trabalho.

Além da prova de vida por biometria facial, quem não puder ir ao banco por dificuldades de locomoção ou por motivo de doença pode fazer a prova de vida por meio de um procurador. Mas, para isso, é preciso que a procuração seja cadastrada no INSS. A prova de vida por procuração também é uma alternativa para beneficiários que moram no exterior.