O TSE vai começar já as 17h a apuração dos votos das eleições municipais 2020. O horário de votação deste primeiro turno foi das 7h às 17h, e o segundo turno - apenas para cidades com mais de 200 mil eleitores - vai ocorrer no próximo dia 29 de novembro.

No pleito deste ano, o uso da máscara foi obrigatório e cidadãos puderam votar pela primeira vez por meio do aplicativo e-Título (para quem fez a biometria), sem a necessidade de outro documento. No E-título é possível também justificar a ausência na votação.

TSE tem site para acompanhar resultado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que terá um site específico para que o eleitor possa acompanhar a apuração dos votos do seu município em tempo real. O novo site é mais uma ferramenta criada pelo TSE para que os eleitores tenham informações sobre o seguimento do pleito. Ele soma-se ao aplicativo Resultado, que também permite a consulta dos resultados das eleições. Ambos apresentam a mesma funcionalidade.

Para acompanhar os resultados das eleições 2020, o cidadão deverá pode acessar o site do TSE após as 17h - https://resultados.tse.jus.br/oficial. O TSE afirmou que a apuração começa assim que os primeiros dados forem chegando.

TSE disponibiliza App Resultados para celular

Além do site, o TSE vai disponibilizar duas plataformas para a divulgação dos resultados de forma rápida e prática diretamente do celular. As plataformas visam ampliar o acesso de todo cidadão aos números da apuração.

Os dois aplicativos que vão ajudar na transparência do processo eleitoral estão disponíveis para os dois sistemas operacionais de smartphones, Android e iOS.

- Baixe o App Resultados do TSE para Android
- Baixa o App Resultados do TSE para iOS

App Boletim na Mão

Há ainda outro app, o boletim na mão, que fornece uma cópia digital dos resultados de cada seção eleitoral, para que o eleitor compare os dados de sua seção, aquele extrato que é afixado em cada local de votação no fim do pleito, com os dados digitais disponibilizados pelo TSE.

Veja como baixar o app boletim na mão:

- App Boletim na Mão para Android
- App Boletim na mão para iOS.

E-título apresentou instabilidade

Muitos eleitores reclamaram do app e-Título do TSE que ficou fora do ar várias vezes durante o dia de votação. A instabilidade prejudicou muito àqueles que queriam justificar o voto pelo celular. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que os problemas aconteceram pelo alto número de downloads e acesso neste domingo. Como muitos deixaram para baixar o app apenas no dia da eleição, acabou sobrecarregando os servidores do serviço.

— O que aconteceu com o aplicativo é que ele está ali há muito tempo, mas as pessoas deixaram para baixá-lo no último dia e na última hora. Com muitos milhões de acessos simultâneos, ele apresentou algum nível de instabilidade. Mas ele está funcionando adequadamente. É só insistir um pouquinho — disse Barroso em entrevista.

O TSE orienta que os usuários tentem novamente acessar em outros horários do dia, caso o problema persista. Dados do TSE do início da manhã informavam que 400 mil eleitores já tinham justificado ausência pelo app.

Quem precisa justificar deve recorrer a métodos alternativos. O TSE indica que o eleitor deve pode preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) em qualquer zona eleitoral fora de seu local de votação.