Se você é concurseiro há um bom tempo, já deve ter colocado na ponta do lápis todas as diferenças entre concursos públicos e processos seletivos e já deve ter a sua conclusão formada em relação a este tipo de seleção. Agora, se você começou recentemente a estudar ainda pode ter algum tipo de dúvida quanto a participar delas. Até mesmo para aqueles que já tem suas conclusões formada acerca dos processos seletivos, vale a pena ler esse artigo, pois, algumas vezes, um ponto de vista diferente pode alterar nossas percepções acerca de determinados temas. Assim, vamos elencar abaixo de forma bem sucinta e objetiva os pontos positivos e negativos dos processos seletivos:

Pontos negativos

- Inexistência de estabilidade (é destinado apenas ao provimento de cargos temporários)

- Contrato por tempo determinado sem indenizações posteriores (após o término do contrato, não há nenhuma contraprestação financeira e encera-se o vínculo com a Administração Pública)

- Taxa de inscrição (geralmente processos seletivos cobram taxas de inscrições, pois há um curso para sua realização, ainda assim valores menores aos cobrados em concursos públicos)

Pontos positivos

- Menor concorrência (poucas pessoas se interessam neste tipo de seleção pública)

- Concorrência menos preparada (geralmente quem estuda para concurso público não realiza processos seletivos)

- Provas mais fáceis (com menos questões e até mesmo casos de processo seletivo simplificado, com a inexistência de provas objetivas)

- Contratações mais céleres (após a homologação do processo seletivo, as chamadas costumam ocorrer em poucos meses)

- Contratos podem ser regidos pela CLT (com os mesmos direitos dos trabalhadores da iniciativa privada)

Listado todos os pontos positivos e pontos negativos mais importantes acerca deste tipo de modalidade de ingresso no serviço público, entendemos o porquê do "preconceito" neste tipo de seleção.

Assim, conforme listado acima, a inexistência de estabilidade e a inexistência de qualquer direito após o encerramento do contrato são os fatores principais que fazem com que este tipo de seleção para o serviço público seja pouco concorrida.

Contudo, iremos trazer um ponto de vista distinto nesse artigo, iremos listar algumas situações específicas em que a realização de Processo Seletivo pode se tornar interessante:

Em caso de desemprego

Neste caso realizar um processo seletivo pode se tornar interessante. Apesar de oferecer oportunidades temporárias, para muitos casos, o serviço público oferece bons salários se comparados à iniciativa privada. A inexistência de vínculos trabalhistas, previdenciários ou administrativos fazem com que a Administração Pública possa pagar salários mais atrativos.

Assim, caso você esteja desempregado, já estuda para concursos ou simplesmente precisa de um emprego por um certo tempo - até terminar a faculdade ou conseguir um emprego melhor - a realização de um processo seletivo pode ser benéfica. Ainda, caso você consiga posteriormente um emprego melhor ou uma oportunidade melhor, você pode pedir seu desligamento do cargo temporário, sem nenhuma espécie de ônus, de forma distinta ao que geralmente costuma haver em um vínculo em que haja uma relação trabalhista.

Em caso de aguardar nomeação

Caso você já tenha sido aprovado no tão sonhado concurso público, contudo, ainda não tenha sido nomeado, um processo seletivo pode se tornar interessante também. Há muitos casos em que há candidatos aprovados em concursos porém a Administração Pública acaba demorando para providenciar a nomeação destes candidatos, visto que a validade dos concursos perdura por até 4 anos e é neste período que a administração terá que convocá-lo.

Assim, a realização de um Processo Seletivo pode ser tornar interessante: enquanto você não é chamado para exercer o seu cargo de forma efetiva, você desempenha atribuições de um cargo temporário, que podem começar a lhe introduzir na rotina de trabalho no serviço público.

Em caso de necessidade de juntar dinheiro

Caso você tenha ambição de viajar, morar sozinho, migrar de país, iniciar um curso ou uma graduação e precise juntar dinheiro para tanto, a realização de um processo seletivo também pode ser interessante.

Conforme já afirmamos acima, alguns cargos temporários providos por processo seletivo costumam pagar salários mais atrativos que a iniciativa privada e não geram obrigações como as oriundas de relações trabalhistas.

Em caso de necessidade de experiência

Por fim, mas não menos importante, a realização de um processo seletivo pode se tornar interessante para você que precisa de experiência de emprego em determinada área. Há muitos casos de pessoas formadas em uma área que acabam por trabalhar em uma área totalmente distinta. Há casos ainda que para o ingresso no mercado de trabalho se faz necessária previa experiência anterior. Desta forma, o processo seletivo pode se tornar interessante para aquisição de experiência em determinadas áreas, para posteriormente conseguir outros empregos que exigem este tempo anterior de experiência na área ou com atividades correlacionadas as ofertadas em determinados setores.