A Caixa Econômica Federal vai liberar 5 saques do Auxílio Brasil nesta semana. Desta segunda-feira, 21, até a próxima sexta-feira de 25 de março cinco grupos de beneficiários terão a terceira parcela liberada em conta digital no Caixa Tem.

A folha de pagamento vai liberar o benefício de R$ 400 para 18 milhões de famílias até 31 de março - veja o calendário completo do Auxílio Brasil. O valor do auxílio em março será composto pelo tíquete médio habitual e pelo benefício extraordinário que eleva a parcela de todas as famílias para R$ 400 reais.

Veja quem recebe o Auxílio Brasil nesta semana:

  • 21 de março: depósito do Auxílio Brasil para inscritos com NIS final 2;
  • 22 de março: depósito do Auxílio Brasil para inscritos com NIS final 3;
  • 23 de março: depósito do Auxílio Brasil para inscritos com NIS final 4;
  • 24 de março: depósito do Auxílio Brasil para inscritos com NIS final 5;
  • 25 de março: depósito do Auxílio Brasil para inscritos com NIS final 6.

Meu Auxílio Brasil está bloqueado para crédito em conta, vou receber? Se ao fazer a consulta no aplicativo o beneficiário encontrou a mensagem que a parcela do Auxílio Brasil está bloqueada para crédito em conta não é preciso se preocupar.

O aviso não significa que o benefício está bloqueado, apenas indica que o dinheiro já foi creditado na conta poupança digital e que até chegar a data de saque, conforme o calendário oficial, os valores não poderão ser movimentados.

Para os beneficiários com NIS final 6, por exemplo, a consulta pode indicar que o benefício está bloqueado na conta uma vez que o saque será liberado somente na sexta-feira, dia 25.

Auxílio Brasil tem consulta pelo CPF

O beneficiário pode realizar a consulta pelo CPF no aplicativo do Auxílio Brasil para saber se sua família foi incluída na folha de pagamento deste mês.

Mensalmente é realizada a averiguação cadastral para garantir que as famílias inscritas continuam dentro das regras do programa e para incluir novos beneficiários que estão na fila de espera para receber o benefício.

O aplicativo do Auxílio Brasil está disponível para celulares Android [acesse aqui] e para smartphones com sistema iOS [veja aqui].

Para garantir a permanência no programa as famílias selecionadas devem cumprir uma série de condicionalidades, são elas: frequência escolar mensal mínima de 60%, para crianças de quatro e cinco anos de idade, e de 75% para crianças de seis a 21 anos; acompanhamento nutricional e calendário nacional de vacinação completo para crianças com até 7 anos incompletos e acompanhamento do pré-natal para gestantes.

Segundo o Ministério da Cidadania a seleção das famílias é feita de forma automática, considerando a estimativa de pobreza, a quantidade de famílias atendidas em cada município e o limite orçamentário do programa social.

Como sacar o Auxílio Brasil pelo Caixa Tem

Para sacar os valores do Auxílio Brasil pelo Caixa Tem o beneficiário deve abrir o app e clicar na opção "saque sem cartão" e depois selecionar "gerar código de saque". O código tem validade de uma hora e deve ser gerado novamente caso o beneficiário não realize o saque nesse período. Depois, siga o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Brasil. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.

As famílias que já eram beneficiárias do Bolsa Família podem continuar fazendo o saque com o cartão do antigo programa. Já quem ingressou recentemente irá receber via Correios o Cartão do Auxílio Brasil que também permitirá o saque nos caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes da Caixa.