A Caixa Econômica Federal anunciou em setembro uma mudança na dinâmica dos pagamentos do Auxílio Brasil. Como já era habitual desde o programa anterior, o Bolsa Família, os beneficiários recebem o dinheiro na conta sempre na última quinzena de cada mês.

Os depósitos ocorrem de segunda à sexta-feira, com os valores sendo liberados para um grupo a cada dia da semana. Até então, não ocorriam pagamentos aos sábados e domingos.

Contudo, a partir do calendário de setembro do Auxílio Brasil a Caixa modificou esse sistema e passou a liberar o saque das parcelas cujo depósito ocorre nas segundas a partir do sábado anterior.

Nesta rodada de pagamentos, os grupos que foram beneficiados com a mudança foram os inscritos com NIS final 1 e 6, que antes poderiam sacar o dinheiro apenas nos dias 19 e 26 de setembro respectivamente.

Calendário de outubro pode ser antecipado?

O Ministério da Cidadania ainda não divulgou oficialmente se o calendário da parcela de outubro do Auxílio Brasil será antecipado. Mesmo assim, já é possível adiantar que dois grupos vão receber a nova parcela antes dos demais.

Assim como ocorreu em setembro, os beneficiários cujo pagamento cai numa segunda-feira terão o saque liberado já no sábado anterior. No mês 09, a medida beneficiou os inscritos com NIS final 1 e 6.

Segundo a Caixa, a dinâmica será repetida nos demais cronogramas de depósitos até o fim do ano. Veja quais grupos recebem o benefício antecipado nos próximos meses:

OUTUBRO
22 de outubro - inscritos com NIS final 5;
29 de outubro - inscritos com NIS final 0;

NOVEMBRO
19 de novembro - inscritos com NIS final 3;
26 de novembro - inscritos com NIS final 8;

DEZEMBRO
10 de dezembro - inscritos com NIS final 1;
17 de dezembro - inscritos com NIS final 6;

Na rodada de pagamentos de outubro, o governo precisará processar as informações das novas famílias aptas a receber o Auxílio Brasil, além de verificar os cadastros dos beneficiários aprovados para receber uma nova parcela do Vale Gás.

Esse procedimento pode causar o atraso no fechamento da folha de pagamento, problema que ocorreu neste mês e impediu que o governo pudesse antecipar o calendário assim como ocorreu em agosto.

Tabela do Auxílio Brasil em outubro

Enquanto a pasta da Cidadania não comunica oficialmente se haverá antecipação do calendário de outubro, as famílias podem consultar as datas de depósito da próxima parcela de R$ 600 no calendário regular do programa.

Divulgado no começo do ano, o cronograma indica que o pagamento vai cair para os inscritos com NIS final 1 a partir do dia 18 de outubro e será finalizado no dia 31/10, quando recebem os beneficiários com NIS final 0.

Lembrando que para os inscritos com NIS final 5 e 0 o dinheiro fica disponível no sábado anterior. Veja as datas completas do Auxílio Brasil em outubro:

Calendário do Auxílio Brasil em 2022
Número final do NIS Outubro
1 18 de outubro
2 19 de outubro
3 20 de outubro
4 21 de outubro
5 24 de outubro
6 25 de outubro
7 26 de outubro
8 27 de outubro
9 28 de outubro
0 31 de outubro

Consulta do Auxílio Brasil

O Ministério da Cidadania começa a liberar nos próximos dias a lista de pessoas aprovadas para receber o Auxílio Brasil no mês de outubro.

A expectativa é que novas pessoas ingressem no programa na próxima rodada de pagamentos, como ocorreu em agosto (2,2 milhões) e em setembro (450 mil) quando o governo conseguiu zerar a fila de espera do programa. Até o fim do ano, o governo prevê a entrada de cerca de 1 milhão de novas famílias, atingindo o público de 21 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil.

Para saber se a sua família foi aprovada para receber a parcela de R$ 600 o responsável familiar deve fazer a consulta no aplicativo do Auxílio Brasil. Ao fazer login com CPF e senha, o beneficiário terá acesso a todas as informações referentes ao seu benefício.

Logo na tela inicial o app vai exibir se o benefício está liberado ou bloqueado e a data em que o dinheiro estará disponível para saque.

Clicando na opção Ver parcelas é possível consultar o extrato das parcelas liberadas até o momento e o valor recebido pela família, sendo que a parcela do topo da lista é sempre a mais recente.

  • Auxílio Brasil GovBR para celulares Android - baixe aqui.
  • Auxílio Brasil GovBR para celulares com sistema iOS - baixe aqui.