Mais de 109 mil famílias beneficiárias de Maceió, em Alagoas, já podem sacar o Bolsa Família antecipado nesta terça-feira, 12. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) anunciou a liberação do pagamento para todos os grupos do calendário.

A antecipação do Bolsa Família em Maceió-AL ocorre devido ao risco iminente de colapso do solo e à situação de emergência oficialmente reconhecida pelo Governo Federal na cidade. A medida abrange 109,1 mil famílias, resultando em um repasse total de R$ 74,3 milhões.

Ao todo, o pagamento unificado do programa alcançará, neste mês de dezembro, um total de 968,9 mil famílias. Nesta segunda-feira (11), os benefícios foram disponibilizados para 150 municípios nos estados do Amazonas, Amapá e Paraná.

Bolsa Família antecipado no AL

No domingo passado (10), a Defesa Civil de Maceió (AL) informou sobre o rompimento da mina nº 18, operada pela mineradora Braskem, na Lagoa Mundaú, situada no bairro do Mutange. Cerca de 60 mil moradores e comerciantes de cinco bairros da capital de Alagoas foram obrigados a evacuar suas residências.

Em casos de emergência ou calamidade pública, o MDS adota medidas especiais para unificar o pagamento na primeira data do calendário, evitando a espera conforme o cronograma escalonado baseado no último dígito do Número de Identificação Social (NIS).

Essas ações iniciais têm validade por dois meses e incluem a liberação, no primeiro dia do calendário de pagamento, para todas as famílias beneficiárias do município afetado.

Além disso, é autorizado o saque sem a necessidade de cartão e sem a apresentação de documentos (para beneficiários que os tenham perdido), mediante o uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.

Os prazos de atualização cadastral e as repercussões nos benefícios do Bolsa Família para as famílias envolvidas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral também são prorrogados.

Que horas cai o Bolsa Família antecipado?

Com a antecipação do pagamento, muitas famílias ficam em dúvida de qual momento do dia o dinheiro estará disponível na conta. Porém, essa resposta pode variam entre os beneficiários.

Algumas pessoas relatam que a partir das 3h da manhã já identificam os valores depositados na conta, enquanto outros inscritos começam a receber a notificação do Bolsa Família no Caixa Tem entre as 4h e 5h da madrugada.

Em resumo, não existe um horário definitivo para que todas as famílias recebem o benefício. Porém, segundo a Caixa, o pagamento é sempre realizado nas primeiras horas do dia, confirmando que o depósito inicia ainda na madrugada da data prevista.

Como sacar o Bolsa Família pelo Caixa Tem

Os beneficiários que preferirem sacar o valor em espécie podem fazê-lo em lotéricas, agências da Caixa e correspondentes Caixa Aqui. Para efetuar o saque, é necessário estar com o celular onde o Caixa Tem está instalado e escolher a opção "Saque sem Cartão".

Em seguida, clique em "Gerar código de saque" e realize a retirada do dinheiro em até uma hora (o código gerado no aplicativo tem validade limitada).

Siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção "Gerar código para saque".
  2. O aplicativo informará que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de prosseguir, pois o código gerado tem validade de uma hora. Caso o saque não seja concluído dentro desse prazo, será necessário reiniciar o processo.
  3. Se você estiver no local de saque, clique na opção "Gerar Código".
  4. O código autorizador de saque será gerado e deverá ser digitado no caixa eletrônico no momento da operação.
  5. No visor do caixa eletrônico, selecione a opção "Saque Sem Cartão" e insira o número do CPF do beneficiário. Em seguida, clique em "Continuar".
  6. O caixa eletrônico solicitará o código de seis números gerado no aplicativo. Digite-o e clique em "Continuar" para sacar o dinheiro.