Em decorrência da pandemia do coronavirus, foi permitido aos trabalhadores optarem pelo saque do FGTS emergencial, a fim de amenizar os prejuízos causados aos trabalhadores afetados pela pandemia e aquecer a economia. Contudo, apesar de disponível para todos trabalhadores que tenham contas de FGTS, nem todos os trabalhadores optaram pelos saques, o que facilitou ainda mais os golpes realizados pelos criminosos.

Segundo informações do jornal Estado de Minas, a Caixa está se recurando a devolver o valor do FGTS das vítimas de golpe, que não receberam os R$1.045,00 mas tiveram o valor debitado em suas contas de FGTS.

Após a constatação de fraude e abertura de reclamação junto a Caixa, os trabalhadores estão sendo surpreendidos com respostas sistemáticas e padronizadas que informam, basicamente, que a Caixa não identificou nenhuma anormalidade nas transações e que a concluão da Caixa se baseia em criteriosas análises de movimentações financeiras eletônicas sigilosas, de acesso restrito à Area de Segurança da Caixa e da Polícia Federal. Assim, não haveria nenhum relatório ou embasamento conclusivo e detalhado para negativa de restituição aos trabalhadores a fim de resguardar o sistema bancário.

MPF investiga golpe do FGTS emergencial

Em decorrência destas fraudes, o Ministério Público Federal (MPF) está recebendo, diariamente, denúncias de trabalhadores de todo o Brasil que, provavelmente, embasarão futuramente uma ação coletiva do MPF contra a Caixa.

Os trabalhadores que foram vítimas dos golpes, após terem seus pedidos de restituição negados, podem solicitar uma reanálise de seus pedidos junto às agências da Caixa. Caso os trabalhadores tenham seus pedidos novamente indeferidos, podem registrar boletins de ocorrência informando a fraude e até mesmo acionar a Caixa na Justiça, pedindo a devolução dos valores.

FGTS terá novas liberações neste sábado (31)

A Caixa Econômica Federal libera no sábado de 31 de outubro, uma nova rodada de saques e transferências do FGTS Emergencial para milhões de brasileiros. Quem pode movimentar agora o valor de até R$ 1.045,00, conforme o saldo em conta, serão os nascidos em setembro e outubro, visto que o calendário definido pelo banco segue a ordem do mês de aniversário dos beneficiários.

O crédito estará disponível apenas em conta poupança digital criada pela Caixa de forma gratuita com acesso por meio do aplicativo Caixa Tem. Para realizar o saque em espécie o trabalhador terá que aguardar a data prevista no calendário para o saque e transferência (veja abaixo).

Segundo Pedro Guimarães, presidente da Caixa, os valores foram creditados em várias datas, conforme o mês de nascimento e os saques e transferências liberados sempre aos sábados. Na poupança digital da Caixa o trabalhador poderá utilizar o dinheiro do FGTS para pagar de boletos e contas ou para utilizar via cartão de débito virtual, além de pagamentos via QR code para compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos. As funções são realizadas por meio do aplicativo CAIXA Tem (baixe para Android e iOS). Veja o calendário:

Todos os créditos em conta foram feitos pela Caixa até o dia 21 de setembro e os saques serão liberados até o dia 14 de novembro. Veja o calendário:

Calendário do FGTS Emergencial 2020 - Fonte: Caixa
Calendário do FGTS Emergencial 2020 - Fonte: Caixa