A partir desta segunda-feira, 17, milhões de brasileiros esperavam poder movimentar o abono salarial Pis que está sendo pago em 2023. Porém, ao abrir o aplicativo Caixa Tem a surpresa não foi boa já que a Caixa está exigindo a atualização cadastral da conta para que o trabalhador possa sacar o abono de até R$ 1.302.

O abono Pis é pago pela Caixa Econômica Federal e, mesmo que o trabalhador possua conta corrente ou poupança, o dinheiro será depositado preferencialmente em conta digital no app Caixa Tem.

Por esse motivo, a plataforma já apresenta alguns erros como bloqueio de conta ou conta não localizada, devido à quantidade de acessos simultâneos.

Se ao entrar na sua conta o aplicativo Caixa Tem está pedindo atualização, não existe muito o que fazer. O titular da conta deverá atualizar os dados e aguardar o período de análise da Caixa para depois recuperar o acesso à conta.

Veja nesse post como funciona o procedimento de atualização cadastral e quanto tempo leva até regularizar a conta no Caixa Tem.

Caixa Tem pede atualização cadastral para nascidos em maio e junho. Imagem: Ache Concursos
Caixa Tem pede atualização cadastral para nascidos em maio e junho. Imagem: Ache Concursos

Caixa Tem: Quem precisa atualizar o cadastro?

A Caixa iniciou o procedimento de atualização do Caixa Tem ainda durante o pagamento do Auxílio Emergencial. Agora, com a nova rodada de pagamentos do abono salarial Pis/Pasep o banco retomou o procedimento e está cobrando dos usuários que atualizem os dados antes de receber os valores.

O problema é que a Caixa passa a exigir a atualização cadastral na mesma data em que o depósito cai na conta, dificultando a vida daqueles que esperavam ter acesso rápido ao dinheiro.

Em alguns casos, o trabalhador até tenta antecipar a correção dos dados, mas ela só é liberada na data em que é pago o abono salarial.

Nesta segunda-feira, 17, os nascidos em maio e junho que têm direito a sacar o abono Pis estão tendo que fazer a atualização do cadastro para movimentar os valores.

O processo de atualização não demora muito, pois basta confirmar alguns dados dentro do próprio Caixa Tem. Mas, depois disso, é necessário aguardar até 48 horas para que a Caixa faça a análise das informações enviadas pelo usuário.

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Caso apareça a mensagem pedindo para que o cliente procure uma agência a Caixa recomenda que tente fazer a atualização cadastral novamente em outro momento. Se o erro permanecer será necessário procurar uma agência da Caixa para finalizar a atualização.

Abono Pis, que horas cai no Caixa Tem?

Além da atualização cadastral, ou fato que está preocupando os trabalhadores é que o abono Pis ainda não caiu no Caixa Tem. Os relatos tomaram conta das redes sociais durante toda a manhã desta segunda-feira, 17, e ainda seguiam até o início da tarde.

Segundo a Caixa, os benefícios sociais começam a ser liberados para os beneficiários nas primeiras horas do dia. Até as 9h da manhã o trabalhador terá o dinheiro depositado na conta.

Com base nessa informação, algumas pessoas procuraram atendimento presencial nas agências para descobrir porque o abono salarial ainda não havia sido depositado.

A orientação em algumas agências é de que o dinheiro poderia ser depositado até o final do dia ou ainda no dia seguinte, na terça-feira dia 18.

Como desbloquear o Caixa Tem pelo WhatsApp?

Quem é usuário do aplicativo Caixa Tem, pode fazer o desbloqueio e regularização do acesso a partir de alguns passos, que direcionam o indivíduo para o atendimento da Caixa.

Abaixo, veja como desbloquear e regularizar o Caixa Tem:

  • Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  • Em seguida, realize o login da sua conta;
  • Logo após, toque no Menu > Liberar Acesso;
  • A partir disso, você será direcionado a um sistema de auxílio automático, que deve disponibilizar um link para o WhatsApp;
  • Toque neste link, e acesse o atendimento da Caixa automaticamente;
  • Por fim, siga as informações no chat, disponibilize os documentos necessários, e o seu aplicativo será desbloqueado.