Beneficiários do Auxílio Brasil poderão contratar o empréstimo consignado a partir do próximo mês. A informação foi confirmada pelo ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (17), no Palácio do Planalto.

O chefe da pasta da Cidadania não comunicou uma data definitiva para o início da contratação do crédito consignado, mas informou que até o início de setembro as famílias poderão fazer a solicitação do dinheiro.

De acordo com Bento, cerca de 17 instituições financeiras já estão habilitadas para oferecer o consignado do Auxílio Brasil. "Já temos quase 17 instituições financeiras homologadas pelo Ministério da Cidadania aptas à concessão do empréstimo consignado. É um número que mostra o interesse do mercado em estar disponibilizando o crédito para essa população", disse o ministro.

Ao todo, aproximadamente 20,2 milhões poderão solicitar o crédito consignado do programa social. Desse grupo, a maior parte (82,5%) das famílias são chefiadas por mulheres - cerca de 16,6 milhões.

Confira a parte da coletiva em que o ministro explica sobre o empréstimo consignado (54'00"):

Vídeo incorporado do YouTube

O que falta para o empréstimo do Auxílio Brasil ser liberado?

Na semana passada, nós noticiamos aqui no Ache Concursos a publicação de um decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro que regulamenta a amortização do consignado para as famílias do Auxílio Brasil.

Contudo, ainda é necessário que o Ministério da Cidadania publique as normas que vão orientar as instituições financeiras na oferta do crédito. Segundo Bento, nas próximas semanas a pasta deve publicar as portarias necessárias para que a modalidade de crédito possa ser operada "com segurança" já no mês de setembro.

"A lei foi aprovada, sancionada pelo presidente, logo em seguida o presidente assinou um decreto. A portaria, o sistema para concessão, habilitação, homologação dessas empresas, uma série de documentos também. Acredito que até início do mês que vem seja tudo regulamentado. Em setembro deve estar operacional", explicou Bento.

Ainda não foi divulgada a lista de instituições que irão oferecer o empréstimo para as famílias do Auxílio Brasil. Até o momento, instituições como o Banco Pan, Safra e Facta Financeira, bem como a Caixa Econômica Federal confirmaram que irão liberar a modalidade consignada.