Com início do pagamento da 6ª parcela, é bem provável que o Auxílio Emergencial acabe mesmo em outubro e, dessa vez, não deve ser prorrogado. O ministro da Cidadania, João Roma, disse que o governo busca uma solução para evitar que milhões de brasileiros fiquem sem renda a partir de novembro. O Auxílio Emergencial vai acabar no fim de outubro com o crédito da 7ª parcela e após isso deve entrar em ação então o novo programa federal, Auxílio Brasil.

O substituto do Bolsa Familia deverá agregar mais pessoas, mas nem todas que recebem atualmente o auxílio emergencial. Roma disse que mesmo com a pandemia controlada, o estímulo econômico ainda é fraco e não conseguirá colocar essa população em situação de gerar recursos para sustento das famílias.

Por enquanto, 14,6 milhões de famílias estão garantidas no novo programa Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. "Nós precisamos, sim, encontrar mecanismos que possam dar o devido encaminhamento, dar o suporte a esses 25 milhões de brasileiros beneficiários do auxílio emergencial. As consequências sociais da pandemia ainda não foram dizimadas", disse o ministro ao participar de audiência na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

Já em outro evento, promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Roma afirmou que o Auxílio Brasil representa uma evolução no atual programa de transferência de renda do país.

"O Auxílio Brasil visa dar uma resposta, uma evolução no atual programa de transferência de renda do nosso Brasil, mostrando que as pessoas podem sim encontrar no Estado brasileiro um parceiro para a superação das dificuldades que encontram. Os programas de transferência de renda, sem dúvida nenhuma, foram um grande avanço, começaram lá trás com o Bolsa Escola, o Vale Gás, avançaram para o Bolsa Família", declarou o ministro.

Auxílio Emergencial paga sexta parcela

A sexta parcela do Auxílio Emergencial vai cair na conta dos beneficiários até o próximo dia 03 de outubro, dependendo do grupo e do mês de nascimento.

O Bolsa Família segue recebendo o valor mais vantajoso, seguindo o calendário próprio do programa para 2021, já divulgado pelo governo. Serão 7 parcelas no total, até outubro, com valores entre R$ 150 e R$ 375 para apenas um integrante por família.

Neste ano, o pagamento do Auxílio Emergencial foi aprovado para pouco mais de 39 milhões de brasileiros, ante 68 milhões que receberam o benefício em 2020. Para o crédito das parcelas da extensão o Ministério da Cidadania deve manter o mesmo número de beneficiários e não vai abrir novo prazo para cadastramento.

Veja os últimos dois calendários de pagamento do auxílio emergencial:

Calendário da 6ª parcela para o público em geral

Calendário 6ª parcela - Auxílio Emergencial 2021 (público geral)
Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 21 de setembro 04 de outubro
Fevereiro 22 de setembro 05 de outubro
Março 23 de setembro 05 de outubro
Abril 24 de setembro 06 de outubro
Maio 25 de setembro 08 de outubro
Junho 26 de setembro 11 de outubro
Julho 28 de setembro 13 de outubro
Agosto 29 de setembro 14 de outubro
Setembro 30 de setembro 15 de outubro
Outubro 01 de outubro 18 de outubro
Novembro 02 de outubro 18 de outubro
Dezembro 03 de outubro 19 de outubro

Calendário da 7ª parcela para o público em geral

Calendário 7ª parcela - Auxílio Emergencial 2021 (público geral)
Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 20 de outubro 01 de novembro
Fevereiro 21 de outubro 03 de novembro
Março 22 de outubro 04 de novembro
Abril 23 de outubro 05 de novembro
Maio 23 de outubro 09 de novembro
Junho 26 de outubro 10 de novembro
Julho 27 de outubro 11 de novembro
Agosto 28 de outubro 12 de novembro
Setembro 29 de outubro 16 de novembro
Outubro 30 de outubro 17 de novembro
Novembro 30 de outubro 18 de novembro
Dezembro 31 de outubro 19 de novembro

Já para o grupo do Bolsa Família os pagamentos da 6ª parcela seguem até o dia 30 de setembro, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS), sendo:

  • 22 de setembro - NIS terminado em 4
  • 23 de setembro - NIS terminado em 5
  • 24 de setembro - NIS terminado em 6
  • 27 de setembro - NIS terminado em 7
  • 28 de setembro - NIS terminado em 8
  • 29 de setembro - NIS terminado em 9
  • 30 de setembro - NIS terminado em 0

Já o calendário da 7ª parcela do Bolsa Família pode ser conferido aqui.