Foi identificado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome uma falha grave na plataforma tecnológica que integra informações essenciais para que sejam executados os programas sociais do Governo Federal, que dá acesso ao CadÚnico (Cadastro Único), como o Bolsa Família, entre outros.

O incidente pode ter feito com que muitos cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social tenham sido prejudicados.

De acordo com Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, em agosto de 2022, uma interrupção no fornecimento de energia elétrica gerou indisponibilidade e interrupção dos serviços do governo.

O sistema concentra todas as informações que são encaminhadas pela Caixa Econômica Federal, pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) e pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

O que pode acontecer com a falha no sistema do Governo?

Com essa falha de integração, filtros verificadores de critérios de elegibilidade das mais de 40 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único podem ter sido prejudicados. "Há indício de que inscritos que atendem aos critérios ficaram de fora. Ao mesmo tempo, pode haver quem tenha recebido os recursos sem atender a esses mesmos critérios", avaliou o ministro.

No entanto, os dados não foram perdidos. "Estamos recuperando esses dados com os parceiros, mas operações que eram realizadas em minutos agora levam muito mais tempo, porque é preciso coletar informações em diversas fontes", afirmou o ministro.

O mau funcionamento da ferramenta aumenta os riscos de perda de dados, comprometendo até mesmo as demandas de controle externo. Com isso, podem ser prejudicados consequentemente os estudos, dados estatísticos, projeções e planejamento de novas políticas que atendem a população que necessita da ajuda do governo.

Investigação nos sistemas

A AGU (Advocacia Geral da União) e a CGU (Controladoria Geral da União) já investigam o caso. Vale ressaltar que, em abril de 2022, os técnicos da pasta já haviam apontado estarem obsoletos os equipamentos que estão sendo utilizados na operação.

Alguns itens (peças de computador) já estavam sendo utilizados há mais de dez anos, e outros já haviam sido descontinuados. Documentos internos revelam que a gestão anterior não tomou nenhuma providência sobre o assunto, mesmo sabendo que o relatório técnico apresentou defasagem no equipamento. Desde junho do ano passado, o ministério estava sem contrato de suporte e manutenção do sistema.

Agora, a pasta está preparando um contrato emergencial a fim de resolver os problemas e melhorar a qualidade das informações do CadÚnico, garantindo que o sistema volte a funcionar normalmente nos próximos dias.