Foi iniciado nesta segunda-feira, 8 de junho, nas agências dos Correios o atendimento de cidadãos que buscam se cadastrar para receber o auxílio emergencial. O serviço, chamado de Balcão do Cidadão, vai atender a todos que encontrarem dificuldade de realizar a inscrição no programa social por meio da internet, bem como os que precisarem consultar o resultado da análise do pedido.

O atendimento presencial oferecido pelos Correios não terá nenhum custo e será realizado nas mais de 6 mil agências pelo país durante horário de funcionamento local. Para consultar qual é a unidade mais próxima de você clique aqui.

Além disso, o Ministério da Cidadania informou ainda que foi instituído um calendário para fazer o pedido do auxílio emergencial nos Correios buscando evitar aglomeração de pessoas nas agências da ECT pelo país. Assim, os cidadãos devem ficar atentos ao calendário, que será por mês de nascimento e dia da semana (segunda a sexta), sendo:

  • Segundas-feiras: Podem pedir o auxílio emergencial nas agências dos Correios os nascidos em janeiro e fevereiro;
  • Terças-feiras: Nascidos em março e abril;
  • Quartas-feiras: Nascidos em maio e junho
  • Quintas-feiras: Nascidos em julho, agosto e setembro
  • Sextas-feiras: Nascidos em outubrro, novembro e dezembro

Veja também a publicação feita nas redes sociais do governo sobre o calendário:

Qual é o prazo para pedir o auxílio emergencial?

A solicitação do auxílio emergencial será aceita até o dia 03 de julho, quando são completados três meses da promulgação da lei. A Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020 garante que todos que se cadastrarem até este prazo e forem aprovados receberão todas as parcelas do benefício.

Quem pode se cadastrar nos Correios?

Pode procurar uma agência dos Correios para realizar seu cadastro qualquer pessoa que não tenha acesso a meios digitais para solicitar o benefício e que se encaixa nos critérios estabelecidos pela lei. São pré-requisitos para receber o auxílio emergencial:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Autônomos informais;
  • Mães provedoras da família;
  • Estrangeiros que residem no Brasil;
  • Trabalhadores informais, inscritos no CadÚnico;
  • Mães adolescentes, ainda que menores de 18 anos;
  • MEI ou contribuinte do Regime Geral de Previdência Social (RGPS);
  • Não receber benefício previdenciário, assistencial (exceto Bolsa Família), seguro-desemprego;
  • Pessoas com: Renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou Renda familiar mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.135,00);

Para realizar o cadastro nos Correios o cidadão precisa ter em mãos um documento com foto; Dados bancários e CPF. No ato de cadastramento é necessário que o CPF esteja regularizado na Receita Federal. Caso o seu CPF não esteja regular este serviço pode ser realizado também nas agências dos Correios pelo valor de R$ 7,00.

Documentos necessários para cadastro

  • Documento oficial de identificação, com foto, em que conste também o nome da mãe do beneficiário;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular;
  • Dados bancários ou documento de identificação (RG, CNH, Passaporte, CTPS, RNE e CIE) para solicitar abertura de Conta Social Digital, em nome do TITULAR.

Documentos necessários para consulta

  • CPF;
  • Documento oficial com foto;
  • Recibo do cadastro realizado nos Correios (opcional).

Cadastramento nos Correios obedecerá calendário

Com o intuito de evitar aglomerações nas agências, os Correios definiram um calendário para solicitação de cadastro conforme o mês de aniversário do cidadão. O atendimento vai funcionar da seguinte forma:

  • Segunda-feira - atendimento para nascidos em janeiro e fevereiro;
  • Terça-feira - atendimento para nascidos em março e abril;
  • Quarta-feira - atendimento para nascidos em maio e junho;
  • Quinta-feira - atendimento para nascidos em julho, agosto e setembro
  • Sexta-feira - atendimento para nascidos em outubro, novembro e dezembro

Outras medidas preventivas foram tomadas para evitar a disseminação do vírus nas agências como reforço do controle do fluxo de atendimento, organização dos clientes de modo a manter a distância recomendada, painel de acrílico nos guichês de atendimento, reforço nos procedimentos de limpeza e desativação de totens de senhas e o não compartilhamento de objetos, para evitar o contato físico.