A Caixa Econômica Federal vai creditar nesta terça-feira, 16 de junho, a 1ª parcela do auxílio emergencial para mais 2,4 milhões de pessoas. Estes beneficiários ainda estavam em análise na Dataprev após efetuarem a solicitação e foram agora aprovados. O Ministério da Cidadania informou que foram analisados 8,9 milhões de CPFs de requerimentos feitos entre os dias 01 e 26 de maio. Destes, 4,9 milhões foram agora elegíveis e tiveram o aval enviado para a Caixa. Os outros 2,5 milhões receberão amanhã (17).

Os créditos em poupança digital serão feitos nesta terça, 16/06, para os nascidos entre janeiro e junho, e no dia 17/06 para os nascidos entre julho e dezembro. O valor total a ser liberado é de R$ 3,1 bilhões.

Se você ainda não conferiu como está o andamento do seu pedido e se foi aprovado, faça a consulta agora mesmo pelo site da Caixa - auxilio.caixa.gov.br ou da Dataprev - consultaauxilio.dataprev.gov.br

Ainda no sábado, os dados foram enviados para a Caixa Econômica Federal, que efetuará o pagamento do lote 3 referente a 1ª parcela do auxílio para os novos solicitantes. Lembrando que estas datas (16 e 17 de junho) serão apenas para crédito dos valores em contas digitais abertas de forma automática aos beneficiários. Já os saques em dinheiro para estes novos aprovados serão liberados somente a partir do dia 6 de julho, conforme o mês de nascimento.

Caixa pagará auxílio emergencial para mais 4,9 milhões nos dias 16 e 17 de junho
Caixa pagará auxílio emergencial para mais 4,9 milhões nos dias 16 e 17 de junho

Os SAQUES em dinheiro e transferências para outras contas dessa 1ª parcela obedecerão o seguinte calendário divulgado pela Caixa:

  • Nascidos em Janeiro: poderão sacar os valores a partir de 06 de julho (400 mil pessoas)
  • Nascidos em fevereiro: poderão sacar os valores a partir de 07 de julho (400 mil pessoas)
  • Nascidos em março: a partir de 08 de julho (400 mil pessoas)
  • Nascidos em abril: a partir de 09 de julho (400 mil pessoas)
  • Nascidos em maio: a partir de 10 de julho (400 mil pessoas)
  • Nascidos em junho: a partir de 11 de julho (400 mil pessoas)
  • Nascidos em Julho: a partir de 13 de julho (400 mil pessoas)
  • Nascidos em agosto: a partir de 14 de julho (400 mil pessoas)
  • Nascidos em setembro: a partir de 15 de julho (400 mil pessoas)
  • Nascidos em outubro: a partir de 16 de julho (400 mil pessoas)
  • Nascidos em novembro: a partir de 17 de julho (400 mil pessoas)
  • Nascidos em dezembro: a partir de 18 de julho (400 mil pessoas)

Agora, já são 63,5 milhões de pessoas contempladas com o auxílio emergencial. Só para se ter uma ideia da dimensão do benefício, o IBGE fixa a população economicamente ativa do Brasil em 79 milhões de pessoas. Ou seja, 80% da população com capacidade para o trabalho receberá o auxílio do governo neste período de pandemia.

Calendário da 3ª parcela deve sair hoje

Enquanto alguns receberão agora a 1ª parcela, muitos já receberam as duas primeiras e aguardam agora pela liberação do calendário da terceira parcela, que começa a ser paga para os beneficiários do Bolsa Família na próxima quarta-feira, 17 de junho. O governo já adiantou também que pagará uma 4ª e uma 5ª parcela do benefício nos meses de julho e agosto.

Veja formas de antecipar o saque do Auxílio Emergencial pela conta digital

Apesar do início do saque estar marcado apenas para o dia 6 de julho, há formas de transferir e até mesmo sacar os R$ 600,00 antes desse prazo. A técnica para se ter acesso ao dinheiro, envolve ter uma conta em banco digital (Banco Inter, Nubank, C6 Bank). Para aqueles que precisam utilizar o dinheiro para outras atividades que o aplicativo Caixa Tem não permite ou apenas transferir para uma conta pessoal essa dica é uma boa alternativa.

Utilizando a conta em banco digital o usuário pode fazer um depósito por boleto, que consiste em gerar um boleto pelo aplicativo do banco digital que poderá ser pago pela Poupança Social Digital no aplicativo Caixa Tem. Diversos bancos digitais como Nubank, Banco Inter, Original, BS2 e C6 oferecem esse tipo de serviço e na maioria deles é feito sem cobrança de tarifa. Depois de pago, o boleto é compensado em até 2 dias o dinheiro estará na sua conta. Aí, você poderá sacá-lo nos caixas 24h (dependendo do banco há tarifas) ou ainda transferí-lo para uma conta em algum outro banco físico e sacar os valores.