Com cerca de 10,7 milhões de brasileiros ainda em análise, a Caixa Econômica Federal espera realizar na semana que vem o pagamento do auxílio emergencial para os novos aprovados desse grupo. Em live realizada nesta quarta-feira, a Caixa divulgou os novos dados atualizados sobre pedidos e pagamentos do benefício.

O grupo dos que ainda esperam pela resposta da solicitação é formado por 5,5 milhões de pessoas que ainda passam pela primeira análise e 5,2 milhões que estão sendo analisados pela segunda ou terceira vez. Para estes o pagamento da primeira parcela do benefício será creditado após 48 horas do recebimento dos dados processados. "A expectativa é de que, na semana que vem, tenhamos um lote relativamente grande vindo da Dataprev e do Ministério da Cidadania", disse a Caixa.

Vídeo incorporado do YouTube

Passaram por processamento da Dataprev e do Ministério da Cidadania até o momento mais de 107,4 milhões de cadastros. Destes, foram considerados elegíveis para receber o benefício 59,2 milhões de pessoas, 19,2 milhões do grupo de beneficiários do Bolsa Família, 10,5 milhões de inscritos no Cadastro Único e 29,5 milhões de informais inscritos pelo aplicativo ou site da Caixa.

Até o momento o banco já efetuou 108,5 milhões de pagamentos referentes as duas parcelas. Ao todo R$ 76,6 milhões foram creditados para cerca de 58,6 milhões de beneficiários.

Análise deve ser feita em 20 dias

Um acordo realizado entre a Advocacia-Geral da União, o Ministério da Cidadania e a Caixa Econômica Federal definiu um prazo para que os cadastros no auxílio emergencial sejam analisados. A iniciativa visa diminuir o número de ações judiciais e agilizar o acesso ao dinheiro por aqueles que têm direito e necessitam da ajuda. O acordo também estabelece que o pagamento do cidadão aprovado deve ocorrer em até três dias úteis contados do recebimento dos recursos pela União.

O prazo para solicitar o auxílio emergencial vai até o dia 03 de julho, quando completar três meses da publicação da lei. A Caixa garante o pagamento das três parcelas do benefício a todos os brasileiros que sejam aprovados até esta data.

A Dataprev divulgou também nas redes sociais como é feita a análise de dados dos novos pedidos do Auxílio Emergencial: