Mais de 106 milhões de trabalhadores já receberam na conta uma parte dos lucros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa Econômica Federal concluiu na última terça-feira, 26, o repasse de R$ 13,2 bilhões dos lucros obtidos pelo Fundo em 2021.

Anualmente, a instituição deposita nas contas vinculadas ao FGTS dos trabalhadores uma parte dos resultados do ano anterior. De acordo com o banco, o resultado do Fundo é decorrente do retorno de suas aplicações e invetimentos em habitação, saneamento, infraestrutura e saúde, fruto da governança do Conselho Curados do FGTS e atuação da Caixa como agente operador.

O repasse não possui valor fixo, uma vez que é calculado proporcionalmente ao saldo que havia na conta do trabalhador no dia 31 de dezembro de 2021 (ano-base). Assim, qualquer pessoa que possuía uma quantia em dinheiro nas contas do FGTS na data estipulada poderá receber uma parte dos lucros agora.

Consulta aos lucros do FGTS no app

Existe uma forma rápida de descobrir se o trabalhador terá direito aos lucros distribuídos pela Caixa: acessando o aplicativo do FGTS. O app está disponível para celulares Android [faça o download aqui] e para iPhone (iOS) [baixe aqui].

O aplicativo do FGTS permite que o trabalhador acesse diversos serviços relacionados ao Fundo de Garantia sem sair de casa, como consultar o saldo individual e total de todas as contas vinculadas a contratos de trabalho, acompanhar o extrato de depósito feito pelo empregador, consultar a liberação de saques emergenciais como o FGTS extraordinário 2022, optar pelo saque-aniversário, entre outros.

Agora, com a distribuição dos lucros concluída o trabalhador já pode consultar quanto foi depositado na conta. Veja abaixo como verificar o saldo do FGTS:

  • Abra o aplicativo FGTS e faça login com CPF e senha;
  • Na barra inferior, clique na opção Meu FGTS e serão exibidas todas as contas vinculadas a contratos de trabalho atual ou extintos;
  • Escolha a conta que deseja consultar e clique na opção "Ver extrato";
  • O app irá abrir a consulta ao extrato detalhado da conta, com informações sobre os depósitos mensais, o saldo parcial e o valor de Juro e Atualização Monetária (Crédito JAM);
  • No extrato do mês de JULHO o trabalhador vai encontrar a sigla AC CRED DIST RESULTADO ANO BASE 12/2021 e ao lado o valor referente aos lucros do FGTS proporcionais ao saldo da conta.

Não recebi o lucro do FGTS, e agora?

Antes de tudo, é preciso ressaltar que os valores referentes aos lucros do Fundo de Garantia só serão depositados para os trabalhadores que possuíam saldo em contas ativas ou inativas do FGTS na data de 31 de dezembro de 2021.

Se esse for o caso, o próximo passo é acessar o aplicativo do FGTS e consultar individualmente cada conta vinculada ao trabalhador para verificar se foi feito o depósito do valor extra. Os lucros do FGTS estarão especificados no extrato de Julho/2022 com a sigla AC CRED DIST RESULTADO ANO BASE 12/2021.

Para receber os valores não é necessário fazer nenhum tipo de solicitação, o dinheiro é depositado na conta do trabalhador automaticamente. Caso não identifique o repasse, o trabalhador pode procurar uma agência da Caixa para buscar mais informações sobre o pagamento.

Diferente de outras modalidades de repasses do Fundo, não existe prazo para sacar os lucros da conta. No caso do FGTS extraordinário, por exemplo, o dinheiro que não for movimentado da conta do trabalhador até 15 de dezembro de 2022 volta a compor o saldo do Fundo de Garantia e fica sujeito novamente às regras do Fundo para saque.

Ainda é importante ressaltar que os valores recebidos dos lucros do FGTS, assim como o saldo do trabalhador, estão sujeitos às regras de saque do Fundo previstos em lei, como por exemplo em caso de aposentadoria, doença grave, aquisição da casa própria, entre outras situações - veja a lista completa aqui.

Se você não recebeu os valores, mesmo atendendo aos requisitos, pode ter havido inconsistência de dados quando do depósito. Neste caso, você precisa procurar uma agência e falar com um atendente da Caixa para sanar o problema.

App do FGTS mostra modalidades de saques

Ao fazer login no app do FGTS e clicar na opção Meus Saques o trabalhador poderá verificar sistemática de saque optada, se é a modalidade de saque-rescisão (padrão) ou saque-aniversário.

Abaixo, na opção "Outras situações de saque" o trabalhador pode consultar a lista das situações em que é possível sacar o saldo do FGTS e os documentos necessários para fazer a solicitação.

Trabalhador pode solicitar outras modalidades de saque pelo app do FGTS.
Trabalhador pode solicitar outras modalidades de saque pelo app do FGTS.