A Caixa vai liberar a partir da segunda-feira, 1º de novembro, o saque e transferência da última parcela do Auxílio Emergencial em 2021. A sétima parcela do benefício de até R$ 375 foi depositada para o público do Bolsa Família entre os dias 18 e 29 de outubro e para informais e inscritos no CadÚnico de 20 e 31 de outubro. Para esse último grupo o saque será liberado agora em novembro.

A 7ª parcela será a última do Auxílio Emergencial paga pelo governo federal neste ano. O fim dos pagamentos foi confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro na última semana, quando o chefe do Executivo anunciou o valor do Auxílio Brasil, programa que vai substituir o Bolsa Família a partir de novembro. Assim, não haverá pagamento de uma 8ª parcela do Auxílio Emergencial em 2021, como fora cogitado pelo governo.

Enquanto outubro não chega ao fim, a Caixa Econômica Federal seguirá liberando a sétima parcela para o último grupo do Bolsa Família nesta sexta-feira, 29. Já para o público geral (informais e CadÚnico) o sétimo pagamento vai cair para os nascidos em setembro na sexta-feira, para os aniversariantes de outubro e novembro no sábado (30); e no domingo (31) para os beneficiários que nasceram em dezembro.

Para descobrir se vai receber a 7ª parcela do Auxílio Emergencial o beneficiário pode realizar a consulta pelo CPF no site da Dataprev. A consulta aos aprovados após a análise mensal está disponível no site da Dataprev - consultaauxilio.dataprev.gov.br - preenchendo o número do CPF, nome completo e data de nascimento.

Auxílio Emergencial tem calendário em novembro

Mesmo sem a nova prorrogação do Auxílio Emergencial, o benefício ainda terá um calendário em novembro. O cronograma será exclusivo para a liberação do saque em espécie e transferência da 7ª parcela para o público geral.

O primeiro grupo a retirar o dinheiro serão os nascidos em janeiro, que a partir da próxima segunda-feira (1) já terão o saque aprovado. Para os demais a Caixa deve liberar ao longo da semana, com um grupo sendo contemplado a cada dia.

Por conta do feriado de Dia de Finados o banco não irá liberar nenhum saque na terça-feira (2). Veja as datas completas abaixo para sacar ou transferir a 7ª parcela:

Mês de nascimento Data para saque em dinheiro
Janeiro 01 de novembro
Fevereiro 03 de novembro
Março 04 de novembro
Abril 05 de novembro
Maio 09 de novembro
Junho 10 de novembro
Julho 11 de novembro
Agosto 12 de novembro
Setembro 16 de novembro
Outubro 17 de novembro
Novembro 18 de novembro
Dezembro 19 de novembro

Saque da 7ª parcela no caixa eletrônico

O saque da última parcela do auxílio emergencial pode ser feito tanto nas agências como em lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui. Independente da forma escolhida para sacar, o beneficiário terá que ter o celular em mãos para acessar o aplicativo Caixa Tem e gerar o código que autoriza o saque.

Com o app aberto, escolha a opção "saque sem cartão" e depois clique em "gerar código de saque". O código tem validade de uma hora e deve ser gerado novamente caso o beneficiário não realize o saque nesse período. Então, siga o passo a passo:

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.

Os beneficiários aprovados para receber o Auxílio Emergencial 2021 devem ficar atentos pois o governo federal estipulou um prazo para saque das parcelas. Segundo o Decreto nº 10.661, o saque dos valores estará disponível no período de 120 dias após a liberação do crédito na conta poupança digital.

Se ao final deste prazo o valor não tiver sido movimentado o dinheiro irá retornar para os cofres da União. Já os integrantes do Bolsa Família contam com um prazo maior para fazer a retirada do dinheiro. De acordo com a Portaria nº 444, esse grupo possui 270 dias (9 meses) para sacar o benefício.