A Caixa Econômica Federal realiza nesta sexta-feira, 31 de julho, um novo lote de pagamentos do Auxílio Emergencial para 5,7 milhões de brasileiros. Recebem nesta data os cidadãos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), os cadastrados pelo site ou app da Caixa e também os beneficiários do Bolsa Família. Os dois primeiros grupos terão o dinheiro creditado em conta poupança digital, movimentada pelo Caixa Tem, enquanto o público do Bolsa Família recebe da forma tradicional, podendo realizar o saque com cartão do programa.

Para os beneficiários do Bolsa Família o banco está pagando a 4ª parcela do Auxílio a 1,9 milhão de pessoas cujo número final do NIS é 0. Este é o último pagamento aos beneficiários do programa referente a quarta parcela, que iniciou em 20 de julho. No próximo mês, os participantes do Bolsa Família recebem a 5ª e última parcela do Auxílio entre os dias 18 e 21 de agosto, conforme calendário específico do programa.

Caixa paga 4ª parcela para inscritos pelo app e site nascidos em abril

Já para os inscritos no CadÚnico ou pelo app e site da Caixa o banco dá sequência aos pagamentos previstos no Ciclo 1, conforme calendário divulgado no último dia 17. Recebem hoje 3,8 milhões de brasileiros nascidos em abril que estão em diferentes etapas do recebimento do benefício, ou seja, estão recebendo diferentes parcelas de acordo com a data em que foram aprovados pela Dataprev. O Ciclo 1 prevê os seguintes pagamentos:

  • Recebe a 4ª parcela quem recebeu a primeira parcela em abril;
  • Recebe a 3ª parcela quem recebeu a primeira parcela em maio;
  • Recebe a 2ª parcela quem recebeu a primeira parcela em junho;
  • Recebe a 1ª parcela quem fez cadastro e foi aprovado entre 17 de junho e 02 de julho.

Lembrando que os pagamentos em Ciclos vão continuar nos mesmos moldes dos anteriores, com o dinheiro creditado primeiro em conta poupança digital e depois sendo liberado para saque. Portanto, os beneficiários que fazem aniversário em abril e recebem nesta sexta (31) terão que movimentar o Auxílio pelo Caixa Tem até o dia 08 de agosto, quando será liberado o saque ou transferência do valor para este grupo.

Calendário de pagamento das novas parcelas

Confira abaixo o calendário completo do crédito em conta e saque do Ciclo 1:

Ciclo 1
Mês de nascimento Crédito em conta Saque e transferência
Janeiro 22 de julho 25 de julho
Fevereiro 24 de julho 1º de agosto
Março 29 de julho 1º de agosto
Abril 31 de julho 08 de agosto
Maio 05 de agosto 13 de agosto
Junho 07 de agosto 22 de agosto
Julho 12 de agosto 27 de agosto
Agosto 14 de agosto 1º de setembro
Setembro 17 de agosto 05 de setembro
Outubro 19 de agosto 12 de setembro
Novembro 21 de agosto 12 de setembro
Dezembro 26 de agosto 17 de setembro

Caixa bloqueou contas do Auxílio Emergencial

Nas últimas semanas cerca de 3 milhões de beneficiários do Auxílio Emergencial tiveram suas contas no Caixa Tem, aplicativo por onde o cidadão recebe o dinheiro, canceladas por suspeitas de fraudes. Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o banco identificou a ação de hackers que teriam feito o pedido do benefício utilizando dados de outras pessoas para receber ilegalmente.

Guimarães admitiu que nem todas as contas suspensas são de hackers, o que acabou prejudicando alguns cidadãos legítimos de receber o dinheiro. Para reverter esse caso de suspensão para os beneficiários que são legítimos de receber o benefício a Caixa anunciou duas formas de desbloquear estas contas.

Para desbloquear o Auxílio Emergencial o cidadão terá a opção de realizar o processo por Whatsapp ou será necessário comparecer a uma agência para comprovar sua identidade, tudo vai depender da mensagem que o beneficiário receber no aplicativo Caixa Tem. Confira neste post todos os detalhes sobre como desbloquear o Auxílio Emergencial.