Sem pagamentos em março, o Auxílio Gás do Governo Federal terá um terceiro pagamento em 2022 no decorrer do mês de abril. Aprovado para ter pagamentos bimestrais, o auxílio criado para auxiliar a população de baixa renda na compra do botijão de 13kg terá duração até 2026. O governo anunciou o novo vale-gás nacional em dezembro de 2021 pelo período de 5 anos.

No mês passado, foram 5,58 milhões que receberam a ajuda e para abril a expectativa é que esse público cresça. O governo pretende incrementar o programa mês a mês e quer colocar todos os beneficiários do Auxílio Brasil - são 18 milhões de beneficiários - até setembro de 2023.

Os repasses do vale-gás ocorrerão sempre a cada dois meses e o próximo pagamento está confirmado para abril. As famílias recebem o vale-gás por meio do aplicativo do Auxílio Brasil e do Caixa Tem. Os depósitos são feitos na conta do programa social. O valor do Auxílio Gás será liberado em conta digital ou bancária. Caso a família não tenha conta, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital.

Quem tem direito ao Auxílio-Gás

Segundo a lei que rege os pagamentos do novo programa Auxílio Gás nacional, para ter direito ao vale o beneficiário deve estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) e atender os requisitos a seguir:

  • Ser de família com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 606);
  • Ter na família algum membro que receba o BPC (idoso ou PcD).

O benefício é limitado a uma pessoa por família cadastrada no CadÚnico e mulheres com medidas protetivas também possuem prioridade na hora de receber o vale.

Como fazer a inscrição no Vale-Gás? O Auxílio Gás não tem inscrição e a concessão é feita de forma automática pelo governo federal, por meio do Ministério da Cidadania. Para ser aprovado, é preciso que o beneficiário cumpra os requisitos do programa e que o governo tenha verbas suficientes para fazer os repasses. Só recebe o vale-gás quem está no CadÚnico, cadastro feito pelas prefeituras e remetido ao Ministério da Cidadania.

Consulta do vale gás pode ser feita pelo CPF

O governo federal liberou a consulta do vale-gás para as famílias verificarem se terão direito ao vale gás por meio dos aplicativos do Auxílio Brasil e também pelo Caixa Tem, onde o dinheiro é depositado em conta poupança social. O download do app Auxílio Brasil está disponível para celulares Android e para smartphones com sistema iOS.

O valor do vale-gás sempre será de 50% do preço médio do GLP nacional de 13Kg. Assim, o benefício é varivável, de acordo com o preço vigente do gás de cozinha. Com as recentes altas, o vale-gás de abril poderá chegar a R$ 60, visto que a Petrobras vem reajustando o preço do gás constantemente.

Calendário do Vale-Gás de abril

Confira as datas de pagamento do Auxílio-Gás para o mês de abril. O valor sempre é depositado seguindo o calendário do Auxílio Brasil, na mesma data do benefício.

  • 14 de abril: número final do NIS 1
  • 18 de abril: número final do NIS 2
  • 19 de abril: número final do NIS 3
  • 20 de abril: número final do NIS 4
  • 22 de abril: número final do NIS 5
  • 25 de abril: número final do NIS 6
  • 26 de abril: número final do NIS 7
  • 27 de abril: número final do NIS 8
  • 28 de abril: número final do NIS 9
  • 29 de abril: número final do NIS 0

Com o dinheiro na conta digital o benefiicário poderá pagar contas, fazer compras com o cartão de débito virtual ou QR Code, transferir valores via Pix ou fazer o saque sem cartão.

Prazo para saque do Auxílio-Gás - É importante ficar atento ao período de saque dos valores. A validade da parcela do benefício do Vale-Gás é de 120 dias, contados da data em que for disponibilizado o benefício na conta. Quem não sacar, perde os valores, que voltam para o caixa da União.