Atualmente, uma quantidade cada vez maior de pessoas depende dos benefícios governamentais para pagar as suas contas. Além disso, o benefício é usado para pagar dívidas, sustentar a família e assim, não passar sufoco ao final do mês. Exemplo disso, é o Auxílio Brasil.

Porém, é muito comum ouvir relatos de beneficiários que tiveram os recursos suspensos ou bloqueados. A partir disso, muitas pessoas perdem uma renda tão importante para garantir o seu sustento.

Diante disso, será que é possível solucionar os problemas com o Auxílio Brasil através do celular, sem precisar sair de casa? E mais, quais as questões que podem levar ao bloqueio ou suspensão dos pagamentos? Abaixo, vamos te explicar tudo que você precisa saber.

O que leva à suspensão do Auxílio Brasil?

Em suma, muitos são os motivos que podem levar à suspensão do Auxílio Brasil. Entretanto, o principal é a falta de atualizações de dados no CadÚnico. Todas as informações podem ser atualizadas de forma rápida na plataforma digital do governo federal.

Em termos gerais, o Ministério da Cidadania precisa saber sobre todas as alterações que ocorreram na família. Como, por exemplo: aumento de salário, nascimento ou morte de um integrante, alterações de endereço e de renda mensal, entre outros.

Abaixo, confira alguns motivos que podem levar ao bloqueio, suspensão e até o cancelamento do Auxílio Brasil:

  • Comprovação de renda familiar acima de R$ 210 mensais por pessoa;
  • Novo emprego formal que eleva a renda mensal do responsável pela família;
  • Recebimento de outros benefícios previdenciários;
  • Mais de 2 anos sem atualização de informações no Cadastro Único.

Como contestar o bloqueio ou suspensão do Auxílio Brasil?

Se você achou que a suspensão, bloqueio ou cancelamento do Auxílio Brasil foi incorreta, é possível contestar. Para isso, o titular do benefício precisa ir até o posto do CRAS. A partir disso, é preciso atualizar todas as informações do Cadastro Único.

Seja como for, o Governo deve ser informado sobre as seguintes alterações:

  • Morte de um membro da família;
  • Nascimento de um novo integrante da família.
  • Alteração de residência ou alteração de endereço;
  • Mudança de escola (para crianças e adolescentes dependentes);
  • Elevação da renda familiar mensal;
  • Redução da renda familiar mensal.

Ao entrar em contato com as unidades do CRAS ou CREAS, você precisa levar toda a documentação que comprova essas mudanças. Feito isso, basta esperar que o governo te reinclua na lista de beneficiários.

Como saber se o Auxílio Brasil foi bloqueado?

Em suma, existem muitas formas de verificar se o seu Auxílio Brasil foi bloqueado. Na hora de pedir o saque, o titular do benefício pode ver, de forma automática, se o benefício está suspenso ou bloqueado.

Geralmente, o sistema do Cadastro Único manda uma mensagem de texto, ou e-mail, informando quanto a necessidade de atualizar os dados da família - ou problemas com as informações adicionadas. Ademais, é possível ver o extrato do benefício com o app do Auxílio Brasil, ou por meio da plataforma Caixa Tem.

Por fim, é necessário frisar que a suspensão ou o bloqueio do Auxílio Emergencial também pode estar relacionada a outros problemas que não envolvem os dados do Cadastro Único. Para resolver o problema, é preciso entrar em contato diretamente com os atendentes da Caixa, e ver a razão do bloqueio.

Em geral, o problema está relacionado aos dados da conta indicada para os pagamentos. Ao seguir as instruções da Caixa, você volta a receber o seu benefício social.

Como entrar em contato com a Caixa?

Para falar com os representantes da Caixa, é preciso acessar este site ou ligar para o telefone 111. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

E se você não conseguir solucionar o problema, é preciso ligar para o Atendimento Caixa Cidadão (0800 726 0207). Nesse caso, o atendimento humano ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Aos sábados, o atendimento acontece das 10h às 16h.