A Caixa já liberou nas contas dos trabalhadores os valores do PIS/PASEP em 2022, referentes ao calendário de 2020. No entanto, muitos ainda têm dinheiro a parcelas retroativas do benefício, de calendários anteriores ou ainda não fizeram o saque do último calendário liberado.

Para os trabalhadores que esqueceram ou então decidiram não sacar o abono salarial PIS/Pasep do ano-base de 2019, eles ainda podem solicitar os valores e fazer o resgate este ano. Para isso, deve enviar um email ao Ministério do Trabalho - veja abaixo como fazer.

O saque que poderia ter sido feito entre julho de 2019 e junho de 2020 para este público, segue disponível até o fim do ano, da mesma forma para quem teve o abono liberado neste ano, referente ao ano-base 2020, no qual o calendário de pagamentos começou no dia 8 de fevereiro e terminou em 15 março, com saques liberados até o dia 29 de dezembro. Veja abaixo como consultar o PIS/PASES esquecido.

Como sacar o Pis/Pasep esquecido

Para fazer o saque do valor do Pis/Pasep "esquecido", o trabalhador deve fazer uma requisição formal por meio de email enviado ao Ministério do Trabalho, do Governo Federal. O pedido pode ser feito:

  • presencialmente, portando um documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho;
  • pelo e-mail [email protected] colocando no lugar da "UF" a sigla do estado em que a pessoa reside. Ex: trabalho.sc@economia.gov.br para quem reside no estado de Santa Catarina.

No caso do trabalhador pedir reemissão do pagamento, ele tem até dia 29 de dezembro para sacar. Se não o fizer, então ele só poderá sacar no calendário do próximo ano, solicitando novamente a reemissão de um novo saque.

Quem tem direito ao abono 'esquecido'?

O direito ao abono salarial está destinado a trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais no ano com carteira assinada e que tenham exercido atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias naquele ano.

Também é necessário que o trabalhador esteja inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, 5 anos e que esteja com os dados atualizados pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ou eSocial, conforme categoria da empresa.

O PIS é destinado para trabalhadores do setor privado e pago pela CEF (Caixa Econômica Federal). Já o Pasep é pago para servidores públicos pelo BB (Banco do Brasil).

Como consultar o abono do PIS/Pasep?

Os trabalhadores podem consultar o abono salarial por meio do telefone 158 do Ministério do Trabalho ou pelo app da "Carteira de Trabalho Digital". Se o trabalhador já tem o aplicativo, recomenda-se fazer a atualização, pois inconsistências podem fazer com que o valor não apareça no app.

Por meio do aplicativo Caixa Trabalhador também é possível acessar os valores da conta.