Uma nova parcela do Auxílio Brasil começa na próxima segunda-feira, dia 19 de setembro. As famílias aguardavam pela antecipação do calendário do benefício neste mês como ocorreu em agosto, no entanto o governo informou que o depósito não será antecipado.

Em entrevista ao programa 'A Voz do Brasil', o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, comentou que o governo estudava antecipar as datas de pagamento das demais parcelas até o fim do ano. Em agosto, o depósito estava previsto para iniciar no dia 18 e após a mudança no cronograma o dinheiro foi liberado entre os dias 9 e 22/08.

Contudo, após a declaração feita na metade de agosto, o governo não se manifestou sobre a possibilidade de antecipar o pagamento de setembro também para a primeira quinzena. Por esse motivo, o calendário do Auxílio Brasil em setembro permanece com as datas anunciadas no calendário oficial do programa.

Assim, é esperado que o pagamento caia para as 20,2 milhões de famílias que compõem atualmente o programa entre o período de 19 e 30 de setembro. Caso haja a antecipação, o novo calendário do Auxílio Brasil será divulgado no Diário Oficial da União.

Como saber se fui aprovado no Auxílio Brasil?

A única forma do Responsável Familiar acompanhar o processo de solicitação do benefício é fazendo a consulta pelo aplicativo do Cadúnico ou pelo app do Auxílio Brasil.

Além da consulta simples e completa, do pré-cadastro e atualização cadastral por confirmação, o app do Cadastro Único ainda permite que o cidadão acompanhe a situação dos auxílios recebidos pela família na aba Meus Benefícios.

Já o aplicativo do Auxílio Brasil permite a consulta pelo CPF para saber se a parcela do benefício está bloqueada ou liberada para saque, além de informar a situação do benefício e o pagamento de outros auxílios como o Vale Gás.

Assim que a folha de pagamento for concluída pela pasta da Cidadania é liberada a lista de aprovados para receber o Auxílio Brasil no aplicativo do programa. Veja abaixo como baixar:

  • Auxílio Brasil GovBR para celulares Android - baixe aqui.
  • Auxílio Brasil GovBR para celulares com sistema iOS - baixe aqui.

Dataprev faz consulta do Auxílio Brasil?

Durante o pagamento do Auxílio Emergencial, o público do Bolsa Família pôde realizar a consulta pelo CPF no site da Dataprev, já que estavam dentro do grupo elegível para o benefício. O Auxílio Emergencial foi pago para informais, desempregados, MEIs e beneficiários do Bolsa Família durante 16 meses entre 2020 e 2021.

Contudo, para o público do Auxílio Brasil a consulta pela Dataprev não está disponível, já que o programa social recebeu um aplicativo específico para o acompanhamento de todas as informações e o Auxílio Emergencial teve fim em outubro de 2021.

Dessa forma, assim que a família é aprovada no programa é possível acompanhar a situação do Auxílio Brasil pelo aplicativo do programa. Lançado no final do ano passado, o app traz diversos dados sobre a situação do benefício, como o extrato de pagamento de parcelas anteriores do Auxílio Brasil, lançamentos de parcelas futuras com data e valor do pagamento, avisos gerais sobre o programa e informa quando o Auxílio Brasil foi bloqueado ou cancelado e os motivos que levaram a isso.