A Caixa Econômica Federal segue liberando nesta semana o saque da 5ª parcela do Auxílio Emergencial para novos grupos. O calendário de saque do Ciclo 5 iniciou no dia 1º de setembro, um dia após o término do crédito em conta poupança digital, que foi de 20 a 31 de agosto. O cronograma com datas de saque e transferência segue até o dia 20 de setembro.

O último saque liberado foi na sexta-feira, 10, para 2,21 milhões de pessoas nascidas em junho. Esse grupo recebeu a 5ª parcela no dia 25 de agosto e a partir de agora poderá sacar e transferir os valores da conta poupança do Caixa Tem.

Enquanto não chega a data de saque, os beneficiários do Auxílio Emergencial podem movimentar os valores por meio do aplicativo para pagar contas, boletos e fazer compras com o cartão de débito virtual.

A quinta parcela do Auxílio Emergencial foi o primeiro pagamento da prorrogação do benefício, que vai durar até outubro de 2021. No mês de agosto o benefício foi pago para 26,18 milhões de trabalhadores informais, MEIs e inscritos no Cadastro Único.

O repasse para esse grupo foi de R$ 5,43 bilhões. A sexta parcela está prevista para iniciar no dia 17 de setembro para o Bolsa Família e no dia 20 do mesmo mês. Já a 7ª e última parcela vai cair nas contas dos aprovados entre 20 e 31 de outubro.

De acordo com o calendário da 5ª parcela divulgado pelo Ministério da Cidadania, os saques e transferências serão liberados para novos grupos a cada dia da semana, com exceção dos sábados, domingos e feriados. A Caixa retoma a liberação dos saques na segunda-feira (13) para os nascidos em julho e o cronograma segue até a sexta-feira, 17, com 5 grupos podendo sacar a quinta parcela na próxima semana. Confira as datas de saque:

  • 13 de setembro (segunda-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em julho;
  • 14 de setembro (terça-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em agosto;
  • 15 de setembro (quarta-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em setembro;
  • 16 de setembro (quinta-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em outubro;
  • 17 de setembro (sexta-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em novembro.

O calendário de saque da quinta parcela será concluído na segunda-feira de 20 de setembro quando a retirada do dinheiro ficará disponível para os aniversariantes de dezembro. Na mesma semana, a Caixa vai começar a liberar os pagamentos da 6ª parcela do Auxílio Emergencial para os informais e inscritos no CadÚnico. Veja abaixo o calendário completo:

6ª parcela do Auxílio Emergencial inicia no dia 21 de setembro. Imagem: Divulgação/Governo Federal.

Como sacar a 5ª parcela do Auxílio Emergencial?

Para realizar o saque do Auxílio Emergencial o beneficiário terá que aguardar a data estipulada para o seu mês de nascimento e acessar no aplicativo Caixa Tem a opção Saque sem cartão. Então, siga o passo a passo:

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.

Para quem recebeu a 5ª parcela do Auxílio Emergencial em agosto é importante saber que existe um prazo para saque dos valores. De acordo com o Decreto nº 10.661, o saque em espécie ou movimentação do benefício deve ser realizada em até 120 dias após o crédito em conta poupança digital. Para esse grupo, o prazo final de saque vai até dezembro de 2021.

Caso o dinheiro não seja movimentado dentro do prazo, os valores irão retornar automaticamente aos cofres da União.