A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento da parcela de janeiro do Auxílio Brasil na última terça-feira, 18, e desde então muitos beneficiários têm encontrado a informação de que o seu benefício está bloqueado na conta. Para muitos brasileiros o aviso pode ser preocupante caso resulte na impossibilidade de sacar os valores. Por isso, neste post vamos explicar o que fazer caso encontre o seu Auxílio Brasil bloqueado.

A mensagem exibida ao fazer a consulta do Auxílio Brasil pode confundir ainda mais os novos beneficiários. Em janeiro, mais de 3 milhões de famílias estão recebendo o benefício pela primeira vez após o governo federal ampliar o alcance do programa contemplando aqueles que estavam na fila de espera há meses.

Essas famílias que ingressaram agora já começarão a receber o benefício extraordinário, complemento pago para que todos os beneficiários recebam ao menos R$ 400 por mês até dezembro de 2022.

Até o momento a informação é que existem dois tipos de bloqueio do Auxílio Brasil. Veja quais:

  • O primeiro e mais fácil de solucionar diz respeito ao benefício bloqueado para crédito em conta;
  • Já o segundo é um pouco mais sério e abrange o bloqueio do pagamento após a identificação de inconsistências nas informações prestadas pela família no Cadastro Único.

Auxílio Brasil bloqueado na conta, como resolver?

Se ao realizar a consulta do Auxílio Brasil o beneficiário se deparou com a mensagem "Benefício bloqueado para crédito do benefício em sua conta" não é preciso se preocupar. O aviso significa apenas que o dinheiro estará bloqueado até a data definida no calendário de saque do Auxílio Brasil, mas quando chegar a data certa o valor será liberado normalmente para saque.

Por exemplo, mesmo que o calendário tenha iniciado no dia 18 de janeiro, a partir desta data ao fazer a consulta o beneficiário com NIS final 8 irá encontrar no sistema a informação de que o valor está bloqueado para crédito em conta. Após o dia 27 de janeiro a parcela bloqueada do Auxílio Brasil estará disponível para saque conforme o cronograma do pagamento deste mês.

Segundo informações do governo, para muitas famílias a situação da consulta do Auxílio Brasil está como "bloqueada" pois é necessário fazer a migração da parcela do benefício da Plataforma Social para a Plataforma Bancária antes do início do pagamento. Portanto, não é necessário se preocupar pois o benefício está liberado e será enviado para a conta poupança digital ou conta Caixa Fácil na data prevista para o pagamento do benefício.

Caso chegue a data estipulada no calendário e o beneficiário não consiga fazer o saque da parcela do Auxílio Brasil é necessário entrar em contato com a ouvidoria da Caixa pelo número 0800 725 7474 ou demais canais de atendimento.

Se o problema não for solucionado, o responsável familiar também poderá entrar em contato com a ouvidoria do Ministério da Cidadania no telefone 121.

Cadastro bloqueado no Auxílio Brasil

Outro motivo que pode levar ao bloqueio do benefício é o cadastro desatualizado no Cadúnico. Como já informamos aqui no Ache Concursos, não basta apenas a família estar inscrita no Cadastro Único para ter acesso ao benefício, também é preciso manter as informações atualizadas e cumprir com as condições previstas em lei para não ter o benefício cancelado.

Desde o início dos pagamentos o Ministério da Cidadania tem ressaltado que qualquer inconsistência no cadastro da família pode levar ao bloqueio do Auxílio Brasil. Assim, o responsável familiar deve ficar atento e procurar o setor do Cadúnico da sua cidade para fazer a atualização sempre que houver mudança no endereço, no telefone de contato, alteração na renda da família, nascimento ou morte de algum membro, entre outras informações cadastrais.

Segundo dados informados pelo governo, na folha de pagamento de janeiro do Auxílio Brasil cerca de 64.519 famílias tiveram o pagamento bloqueado por indício de falecimento de pessoa na família. Por causa desta inconsistência no cadastro a família ficará impedida de sacar o benefício neste mês.

Nestes casos, o recomendado é que o responsável familiar busque o setor de atendimento do Cadúnico para atualizar as informações do cadastro da família. Para isso, o cidadão terá que comparecer pessoalmente e apresentar documento CPF ou título de eleitor e pelo menos um documento de cada pessoa da família (de preferência CPF) para fazer a atualização.

Caso não possua esse documento, poderá ser entregue Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, RG, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor ou Registro de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena.

Se puder, leve também um comprovante de residência, como uma conta de luz, e um comprovante de matrícula das crianças ou adolescentes que estão na escola. Lembre-se de informar um telefone de contato atualizado.