A perícia médica do INSS é realizada nos casos em que o trabalhador precisa se afastar do trabalho por motivo de doença ou acidente e passar a receber o auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária). A perícia é realizada também quando é solicitada a prorrogação do auxílio-doença e também pode ser solicitada em ambiente domiciliar ou hospitalar.

Recentemente, o INSS passou a disponibilizar o agendamento e a consulta do resultado da perícia médica de forma online no portal e aplicativo Meu INSS. Dessa forma, o cidadão pode acompanhar a solicitação sem sair de casa e saber do resultado no mesmo dia em que a perícia foi realizada.

Como consultar o resultado da perícia do INSS?

Para conferir o resultado da sua perícia médica do INSS o cidadão deve acessar o portal Meu INSS ou aplicativo Meu INSS. Para ter acesso a todos os serviços disponibilizados pelo Instituto o cidadão deverá entrar com o seu login único Gov.BR.

Após isso, basta procurar o serviço "Resultado de Benefício por Incapacidade" onde será exibido o resultado da sua perícia após às 21h do dia em que foi realizada.

Veja no vídeo abaixo o passo a passo para fazer o seu cadastro no Gov.br:

Há também a possibilidade de saber o resultado da perícia médica do INSS por meio do telefone. Para isso, o cidadão deve ligar para o número 135 e informar CPF, número do benefício, nome completo e data de nascimento.

Como agendar perícia no Meu INSS

As agências do INSS estão atendendo em horário reduzido e mediante agendamento. Isto quer dizer que para ser atendido presencialmente, o cidadão deve entrar no aplicativo Meu INSS, no site gov.br/meuinss ou ligar para o número 135 e marcar um horário para comparecer a agência.

O agendamento pode ser realizado pelo segurado por meio de três canais: site ‘Meu INSS’; aplicativo de celular ‘Meu INSS’ e pela Central telefônica 135. Confira como agendar uma perícia pela internet:

  1. Acesse o aplicativo ou site do ‘Meu INSS’
  2. Efetue o login na plataforma
  3. Clique em ‘Agendar Perícia’
  4. Selecione uma das opções: ‘Perícia inicial’; ‘Perícia de prorrogação’; 'Remarcar perícia' (reagendamento); ou 'Perícia Presencial por Indicação Médica';
  5. Siga os próximos passos e finalize o agendamento.

O acompanhamento do pedido pode ser realizado por meio da opção ‘Agendamentos/Solicitações’.

Quem tem direito ao auxílio-doença?

Podem solicitar o benefício todos os trabalhadores incapacitados que sejam segurados do INSS (trabalhadores carteira assinada) ou trabalhadores autônomos que contribuem para o INSS.

É exigido que o profissional tenha contribuído nos 12 meses anteriores, menos em casos de acidentes de trabalho ou doenças específicas. Veja quais os requisitos para solicitar o benefício:

  • Cumprir carência de 12 contribuições mensais - a perícia médica do INSS avaliará a isenção de carência para doenças previstas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001, doenças profissionais, acidentes de trabalho e acidentes de qualquer natureza ou causa;
  • Possuir qualidade de segurado (caso tenha perdido, deverá cumprir metade da carência de 12 meses a partir da nova filiação à Previdência Social - Lei nº 13.846/2019);
  • Comprovar, em perícia médica, doença/acidente que o torne temporariamente incapaz para o seu trabalho;
  • Para o empregado em empresa: estar afastado do trabalho por mais de 15 dias (corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias se pela mesma doença).