A Caixa Econômica Federal vai depositar nesta quarta-feira, 22 de setembro, a 6ª parcela do Auxílio Emergencial para os trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único nascidos no mês de fevereiro. O calendário do sexto pagamento iniciou nesta terça (21) para os nascidos em janeiro e vai seguir até o dia 03 de outubro, quando o último grupo do cronograma recebe os valores.

Também nesta quarta-feira (22) vão receber a 6ª parcela da prorrogação do Auxílio os integrantes do Bolsa Família com NIS final 4. Para os participantes do programa social o depósito da parcela de setembro iniciou no dia 17/09 e será concluído até o dia 30/09.

Neste mês, a folha de pagamento do Bolsa Família é composta por 9,45 milhões de pessoas aptas a receber o Auxílio Emergencial, além de outras 5,4 milhões de famílias que não foram consideradas elegíveis e, portanto, receberão o benefício no valor habitual.

A 6ª parcela do Auxílio Emergencial é a segunda da prorrogação do benefício que vai durar até outubro deste ano. Após o fim dos pagamentos, parte dos beneficiários deve passar a receber automaticamente o Auxílio Brasil, novo programa de transferência de renda criado pelo governo federal para substituir o Bolsa Família.

O Auxílio Brasil terá três benefícios principais, além de outros seis benefícios complementares cujo recebimento vai depender da composição familiar do beneficiário.

Calendário de pagamento do Auxílio Emergencial

A semana de 20 a 26 de setembro terá depósitos da sexta parcela do Auxílio para 11 grupos de beneficiários. A Caixa vai creditar em conta poupança digital os valores da parcela da prorrogação, que variam de R$ 150 a R$ 375, para um novo grupo a cada dia.

Na quarta-feira (22) será a vez dos nascidos em fevereiro e dos inscritos no Bolsa Família com NIS final 4 receberem a parcela no Caixa Tem. Confira o calendário atualizado da semana:

  • 20 de setembro (segunda-feira): depósito da 6ª parcela para inscritos com NIS final 2 do Bolsa Família;
  • 21 de setembro (terça-feira): crédito da 6ª parcela para inscritos com NIS final 3 do Bolsa Família;
  • 21 de setembro (terça-feira): crédito da 6ª parcela para nascidos em janeiro do público geral;
  • 22 de setembro (quarta-feira): depósito da 6ª parcela para inscritos com NIS final 4 do Bolsa Família;
  • 22 de setembro (quarta-feira): crédito da 6ª parcela para nascidos em fevereiro do público geral;
  • 23 de setembro (quinta-feira): depósito da 6ª parcela para inscritos com NIS final 5 do Bolsa Família;
  • 23 de setembro (quinta-feira): depósito da 6ª parcela para nascidos em março do público geral;
  • 24 de setembro (sexta-feira): depósito da 6ª parcela para inscritos com NIS final 6 do Bolsa Família;
  • 24 de setembro (sexta-feira): depósito da 6ª parcela para nascidos em abril do público geral;
  • 25 de setembro (sábado): depósito da 6ª parcela para nascidos em maio do público geral;
  • 26 de setembro (domingo): depósito da 6ª parcela para nascidos em junho do público geral.

O depósito da 6ª parcela continua até o dia 30 de setembro (quinta-feira) para quem faz parte do Bolsa Família e até o dia 03 de outubro (domingo) para informais e pessoas do Cadastro Único.

Para esse último grupo o pagamento continua obedecendo a dinâmica dos dois calendários, um para crédito em conta e outro para saque e transferência. O saque em espécie da sexta parcela será liberado entre os dias 04 e 19 de outubro. Já para os integrantes do Bolsa Família o dinheiro fica disponível para retirada no mesmo dia em que cai na conta.

Para saber se terá direito a 6ª parcela o cidadão deve fazer a consulta do auxílio emergencial no site da Dataprev - consultaauxilio.dataprev.gov.br - informando número do CPF, nome completo e data de nascimento.

Caso encontre a situação do seu Auxílio Emergencial negado ou cancelado, o cidadão poderá entrar com pedido de contestação no prazo de 10 dias após a divulgação do resultado. O Auxílio Emergencial negado ou suspenso ocorrem devido à checagem mensal da base de dados feita pelo Ministério da Cidadania.